POLÍTICA ESTADUAL
No Republicanos, Marcos Garcia confirma projeto para disputar vaga de deputado estadual

O ex-deputado estadual Marcos Garcia, que até recentemente integrava os quadros do Progressistas (PP), está de casa nova. Ele se filiou, nesta quarta-feira (11), ao Republicanos, partido presidido no Espírito Santo por Erick Musso.

Antes de definir o novo destino partidário, Garcia manteve conversas com outras legendas. Entre elas, esteve o PSDB, sigla do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo. A escolha pelo Republicanos, no entanto, consolida o projeto de disputar uma vaga de deputado estadual nas próximas eleições.
Garcia é considerado uma das principais lideranças políticas da região de Linhares, município que já desponta com vários nomes colocados no tabuleiro eleitoral. Entre eles estão o vice-prefeito Franco Fiorot (União), o presidente da Câmara Municipal Roninho Passos (Podemos) e o vereador Professor Antônio Cesar (União) — todos ligados à atual gestão municipal.
No próprio Republicanos, o cenário também gera movimentações. O ex-prefeito Bruno Marianelli já confirmou à coluna que será candidato em 2026, embora ainda não tenha revelado qual cargo pretende disputar, o que tem gerado dúvidas e especulações entre os linharenses. Com a filiação de Marcos Garcia, uma eventual candidatura de Marianelli a deputado estadual pela sigla se tornaria inviável, abrindo a possibilidade de uma disputa para deputado federal ou até mesmo uma mudança de partido.
Além disso, o Republicanos conta com o vereador Johanatan Maravilha, que também é pré-candidato e integra o partido, reforçando a disputa interna por espaço eleitoral.
Fora desse eixo, outro nome que segue no radar do mercado político é o do ex-prefeito Guerino Zanon (PSD), frequentemente citado para diferentes cargos eletivos, inclusive como possível candidato ao governo do Estado, embora seu futuro político ainda seja uma incógnita.
Com informações do Tribuna Online











