Economia
Linhares conquista Nota A do Governo Federal no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal
A Prefeitura de Linhares obteve Nota A do Tesouro Nacional, do Governo Federal, no quesito transparência fiscal. É o que aponta o Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Economia na última semana. O ranking da STN de 2022 compara o desempenho nas informações contábeis e fiscais, levando em conta dados do ano anterior. Dos 5.568 municípios brasileiros, Linhares é uma das 365 cidades a alcançar a nota máxima no ranking.
O ranking avalia a qualidade da informação em quatro dimensões: gestão da informação (comportamento do Estado ou município no envio e na manutenção das informações); informações contábeis (dados adequados às regras do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público); informações fiscais (dados adequados às regras do Manual de Demonstrativos Fiscal dos dois tipos). A partir daí, Estados e municípios recebem uma nota que vai de A (melhor) até E (pior).
Para o prefeito de Linhares Bruno Marianelli, o desempenho de Linhares nessa avaliação demonstra a importância dada pela prefeitura à responsabilidade fiscal e à transparência, o que possibilita um acompanhamento da saúde financeira municipal por parte da população. “Esse resultado é muito importante para a gestão porque essa é a primeira vez que a STN avalia os municípios e Linhares estar na liderança, entre os melhores, é uma prova do trabalho sério e consistente que dá exemplo aos demais gestores municipais. Uma gestão para alcançar esse nível de resultado conta necessariamente com uma equipe capacitada e comprometida”, destaca.
Para o secretário municipal de Finanças e Planejamento, Juliano Gomes, a nota A conquistada no ranking é fruto de trabalho com muita dedicação e demonstra que o Município apresenta informações contábeis fidedignas. “A Nota A conquistada pelo Município de Linhares é um resultado contundente de um trabalho com muita dedicação, competência e comprometimento, que envolve profissionais da área da contabilidade, de tecnologia da informação e de diversas áreas de gestão, permitindo o aprimoramento da gestão pública e da transparência a toda a sociedade”, explica.
O desempenho e a classificação de cada município do país podem ser acessados no painel com o Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no link: https://ranking-municipios.tesouro.gov.br/
- GERAL1 semana atrás
Rose Bergamaschi será a nova gestora da Educação em 2025 no governo de Lucas Scaramussa
- POLICIAL2 dias atrás
PRF prende casal do Espírito Santo com R$ 1,5 milhão furtado do Banco do Brasil
- GERAL1 semana atrás
Acidente causa pânico a motorista preso em meio às ferragens na estrada ES 358, em Sooretama