NOTÍCIAS DE LINHARES
Prefeitura de Linhares vai inaugurar Sala do Empreendedor com 17 serviços disponíveis num mesmo lugar
A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Finanças, vai inaugurar no segundo semestre de 2024, a Sala do Empreendedor que vai concentrar num único local 17 serviços disponíveis para facilitar o acesso dos empreendedores às orientações e serviços necessários para abrir, manter regularizado e desenvolver o seu negócio.
Todo este atendimento será realizado na sede da secretaria municipal de Modernização que fica anexa ao Sindicato Rural de Linhares, no segundo andar, no centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
A nova estrutura que será inaugurada é fruto de parceria entre a Prefeitura de Linhares e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES). O objetivo dessa parceria é a melhoria do ambiente de negócios na cidade, por meio da simplificação e desburocratização do processo de abertura e manutenção de negócios.
A atuação da Sala do Empreendedor de Linhares será baseada em três pilares: orientações, serviços e capacitações. Com estes pressupostos, serão agregados no mesmo lugar serviços do executivo municipal e os produtos e serviços do Sebrae-ES
A secretária municipal de Finanças, Ana Rita Nico, destaca que o apoio e estímulo aos empreendedores são vitais para o desenvolvimento econômico e social da cidade, pois eleva a renda da população e gera novos empregos. “É a prosperidade nos negócios que possibilita a melhoria na arrecadação municipal e, consequentemente, nos serviços prestados a toda a população”, salienta Ana Rita.
“O empreendedor de Linhares poderá se formalizar indo a apenas um local, em vez de ir a vários órgãos públicos, simplificando assim o processo de abertura do negócio. Além disso, terá acesso à informação, conhecimento gerencial e administrativo para melhorar as condições de competitividade do seu empreendimento no mercado”, explica Lucas Rangel Serafim, coordenador da Sala.
Força da economia local
Os Microempreendedores Individuais (MEI) e as Micro e Pequenas Empresas (ME) correspondem ao maior número de empreendimentos formalizados no município.
Ao mesmo tempo, são os que mais precisam de apoio, não só no processo de abertura, mas também na manutenção e desenvolvimento de seus negócios.
Os MEI totalizam 12.521 mil em Linhares, de acordo com o Sebrae-ES. Somados a esse número, segundo informações da Junta Comercial, existem 21.451 empresas ativas. As atividades predominantes nos Pequenos Negócios são: casa e construção, serviços de alimentação, moda, serviços empresariais, dentre outros.
Tudo em um mesmo lugar:
Os serviços que serão oferecidos na Sala do Empreendedor de Linhares são os seguintes:
01 – Orientação de Crédito;
02 – Abertura e baixa MEI;
03 – Orientação de NF Eletrônica;
04 – Regularização de Débitos;
05 – Emissões de Certidões;
06 –Emissão de documentos básicos para MEI;
07 – Cadastro GOV;
08 – Inscrição Municipal;
09 – Orientações de Alvará Sanitário;;
10 – Orientação de Licença Ambiental;
11 – Viabilidade;
12 – Apoio às Feiras Livres;
13 – Uso de Espaço Público;
14 – Anuência;
15 – Orientação Linhares Digital;
16 – Cursos, Palestras e Oficinas;
17 – Simplifica.
- GERAL7 dias atrás
Rose Bergamaschi será a nova gestora da Educação em 2025 no governo de Lucas Scaramussa
- POLICIAL2 dias atrás
PRF prende casal do Espírito Santo com R$ 1,5 milhão furtado do Banco do Brasil
- GERAL7 dias atrás
Acidente causa pânico a motorista preso em meio às ferragens na estrada ES 358, em Sooretama