Siga nossas Redes

A luta de cristãos na América Latina

Publicado

em

Diversos grupos criminosos e os próprios governos estão perseguindo, prendendo e matando cristãos em Cuba, no México e na Nicarágua.

Cristãos na América Latina enfrentam a ira de governos e cartéis. No mês passado, a polícia encontrou dezenas de migrantes mortos na traseira de um caminhão, perto da fronteira dos Estados Unidos com o México.

Desde que os mortos foram encontrados, aumentou a atenção para as condições muito difíceis em que vivem as pessoas, incluindo cristãos, na América Latina. Governos, grupos criminosos e gangues violam suas liberdades.

Cristãos na América Latina

Aumenta a cada dia o número de pessoas mortas pela violência de grupos criminosos e gangues que administram redes de drogas e tráfico de pessoas, no México. E os cristãos sofrem com essa violência.

No mês passado, mataram dois padres jesuítas a tiros, enquanto tentavam defender um homem que buscava refúgio.

Javier Campos, 79, e Joaquin Mora, 81, serviam em uma comunidade cristã na cidade de Cerocahui, no estado de Chihuahua. Nesse área, existem confrontos entre gangues de narcotraficantes. Da mesma forma, em maio, mataram um padre católico que administrava uma casa para refugiados em Tecate, cidade no noroeste do estado de Baja California.

“Grupos criminosos operam impunemente em muitas partes do país”, disse uma analista de perseguição do Portas Abertas. “Aqueles que se engajam em programas destinados a trazer transformação para a sociedade são particularmente vulneráveis (a serem atacados), pois são uma ameaça a grupos que operam redes de tráfico de drogas e humanos, além de outros crimes.”

Cuba

Já em Cuba, quem discorda e critica o governo corre o risco de ser preso. Por exemplo, o pastor protestante Lorenzo Rosales Fajardo, da Igreja Monte de Sion (Palma Sariano), província de Santiago de Cuba, deve ir para a prisão. O sistema acusou o pastor de participar em protestos pacíficos em julho do ano passado e um tribunal rejeitou o recurso da defesa.

A justiça local condenou o pastor a sete anos de prisão por acusações de “desrespeito”, “agressão”, “incitação ao crime” e “desordem pública”. Milhares de pessoas, incluindo pastores, saíram às ruas pedindo democracia e reformas econômicas, mas as repercussões foram imediatas e violentas.

O tribunal não apenas confirmou a sentença do pastor Fajardo. Houve mais 14 condenações de presos na mesma época e condenados por acusações relacionadas aos protestos do ano passado.

Nicarágua

O governo nicaraguense “vigia” igrejas e cristãos, principalmente depois dos protestos de 2018. Naquele ano, muitos se manifestaram contra as reformas do sistema público de pensões. E, conforme relatos, a Igreja era vista como apoiadora dos manifestantes.

Um novo relatório diz que, desde então, sob o governo Ortega, houve pelo menos 190 ataques a igrejas católicas, bispos e padres. Bem como a perseguição contra cristãos de diversas denominações evangélicas.

O regime “iniciou uma perseguição indiscriminada contra diversos líderes religiosos e igrejas cristãs e contra tudo que tenha relação direta ou indireta com o cristianismo”. A afirmação está no relatório da advogada Martha Patricia Molina Montenegro, membro do Pró-Observatório da Transparência e Anticorrupção.

Os ataques estão aumentando, incluindo ameaças e assédio contra líderes de igrejas protestantes. Assim como “o cancelamento arbitrário do status legal de seis organizações religiosas católicas e protestantes”, aponta Montenegro.

“O governo Ortega não descansa em sua perseguição contra a Igreja e sua hostilidade se torna mais evidente e frequente”, disse uma analista de perseguição da Portas Abertas. “E isso acontece em diferentes frentes, mesmo tentando manipular as atividades religiosas”. Isso porque, “a Igreja se mantém firme em seu compromisso social e não desiste diante de ações intimidatórias contra ela”.

Nesse contexto, o regime ordenou o fechamento de centenas de organizações da sociedade civil. Assim, a chefe de direitos humanos da ONU, Michelle Bachelet, fez uma alerta no mês passado. Segundo ela, a deterioração contínua da situação dos direitos humanos causou um êxodo de nicaraguenses.

Perseguição nos países

Cuba – 37º país na Lista Mundial da Perseguição 2022 (LMP). A violenta repressão do governo aos protestos em todo o país do ano passado, colocou Cuba na Lista Mundial da Perseguição, que classifica os 50 países onde os cristãos são mais perseguidos.

México – 43º na LMP: O México voltou à LMP em 2022. Aterrisou com um baque no número 37, aumento que a violência extrema explica. Os cristãos convertidos em comunidades indígenas também enfrentam altos níveis de pressão, embora o aumento da pressão de grupos criminosos tenha um papel, especialmente onde os cristãos são vistos como uma ameaça às atividades criminosas.

Nicarágua – 61º na Lista de Países em Observação de Perseguição, países a partir do 51º e que requerem atenção sobre perseguição religiosa. O Departamento de Estado dos EUA colocou a Nicarágua em sua Lista Especial de Observação por violações “graves” da liberdade religiosa.

Continue Lendo
Advertisement

SEJA UM AGENTE DA INFORMAÇÃO

portaldenoticiasosingular@gmail.com

Instagram: @osingularportaldenoticias

 

Participe do nosso site enviando sugestões de conteúdo, fatos e os acontecimentos registrados por você. Seja um agente da informação! Seja diferente, seja Singular!

GRUPO NO WHATSAPP

Advertisement

MAIS LIDAS