Siga nossas Redes

OPORTUNIDADE

Chuvas: veja quem tem direito ao benefício do cartão Reconstrução ES 2022

Publicado

em

Veja quem tem direito ao benefício do cartão Reconstrução ES 2022. O Governo do Estado do Espírito Santo,  lançou nesta quarta-feira (29), o decreto para informar os requisitos a serem seguidos pelas pessoas que querem adquirir o Cartão Reconstrução ES.

Diante dos impactos causados pelas fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo, o Governo do Estado propôs e a Assembleia Legislativa aprovou o benefício.

O auxílio, no valor de R$ 3 mil, tem como principal objetivo ajudar famílias de baixa renda, residentes nos municípios que foram afetados de maneira mais intensa pelos temporais.

Dúvidas sobre os critérios necessários para ter direito ao benefício, o que se pode ser comprado com o auxílio e sobre quando o benefício será pago, estão disponíveis nas redes sociais do Governo do Estado. Além disso, um espaço de “Perguntas e respostas” foi disponibilizado no site da Setades. Algumas dessas perguntas estão no parágrafo abaixo:

Cartão Reconstrução | Perguntas e Respostas

O que é o Cartão Reconstrução?
É um auxílio de R$ 3 mil, pago em uma parcela única, para ajudar as famílias de baixa renda que foram atingidas pelas chuvas.

Quem pode receber o benefício do Cartão Reconstrução?
Todas as famílias atingidas pelas chuvas residentes nos municípios que decretaram situação de emergência ou calamidade pública, homologadas pelo Estado. Além de residirem nesses municípios, as famílias precisam atender a outros critérios.

Quais são os critérios para recerber o Cartão Reconstrução?
– Ter cadastro no CadÚnico, com dados atualizados nos últimos 24 meses;
– Ter renda familiar de até 3 salários mínimos;
– Ter os danos causados pelas chuvas comprovados pelos órgãos competentes.

Quais são os órgãos que podem conceder o laudo dos danos?
Os órgãos competentes para conceder o laudo de comprovação dos danos são a Defesa Civil (Telefone:199), o Corpo de Bombeiros (Telefone:193) e as secretarias municipais de assistência social.

Como fazer para receber o Cartão Reconstrução?
Não é necessário fazer cadastro ou baixar aplicativo. As equipes de Assistência Social dos municípios foram treinadas e orientadas pelo Estado a buscar as famílias que sofreram perdas ou danos materiais. O municípios irão se organizar para o recebimento dos requerimentos das famílias que terão direito ao benefício.

Quando será pago o auxílio do Cartão Reconstrução ES?
Ainda não temos data definitiva para o pagamento, devido aos trâmites legais e operacionais do processo. Mas assim que todo processo for finalizado, o pagamento do benefício será iniciado e chegará às mãos de todas as famílias que possuem o direito.

Como será feito o pagamento do auxílio às famílias?
As famílias beneficiárias receberão um cartão de débito que poderá ser utilizado em qualquer estabelecimento credenciado à Rede Banescard para compra de material de construção, eletrodomésticos, móveis, alimentos e outras despesas que considerarem prioritárias.

Uma família poderá receber mais de um benefício?
Não. Será disponibilizado um benefício por famílias cadastradas no CadÚnico.

Meu cadastro está desatualizado. Terei o direito de receber o benefício?
Quem atende aos critérios mas está com o cadastro desatualizado, basta ir até o Cras em que atendido e atualizar os dados.

Me encaixo nos critérios, mas não tenho Cadastro Único. Tenho direito?
Quem não tem Cadastro Único e se encaixa nos outros critérios também tem direito de receber o benefício. Basta procurar o Cras mais próximo da sua residência e fazer o cadastro. 

Marketing de conteúdo, acadêmico de Direito e fundador do Portal de Notícias O Singular. Redator de notícias em Política, Fé e de utilidade pública.

Continue Lendo
Advertisement

SEJA UM AGENTE DA INFORMAÇÃO

portaldenoticiasosingular@gmail.com

Instagram: @osingularportaldenoticias

 

Participe do nosso site enviando sugestões de conteúdo, fatos e os acontecimentos registrados por você. Seja um agente da informação! Seja diferente, seja Singular!

GRUPO NO WHATSAPP

Advertisement

MAIS LIDAS