DE OLHO NA CÂMARA
Fibromialgia: Linhares poderá ter carteirinha de identificação da doença

A Câmara de Linhares aprovou, por unanimidade nesta segunda-feira, 12 de maio, o projeto de lei que cria a carteirinha de identificação para portadores de fibromialgia.
A iniciativa, de autoria da vereadora Pâmela Maia, foi elaborada com o objetivo de garantir o atendimento preferencial em bancos, unidades de saúde, lojas e outros estabelecimentos, minimizando o sofrimento diário de quem convive com essa síndrome. A proposta busca não apenas facilitar o atendimento prioritário, mas também promover maior conscientização sobre a doença e suas consequências.
Agora, o projeto precisa ser sancionado pelo prefeito Lucas Scaramussa para virar lei e a carteirinha se tornar uma realidade em Linhares. A autora da proposta, que também desempenha a função de Procuradora da Mulher na Casa de Leis, acredita que não haverá dificuldade nesse “sim” do executivo municipal.
“Imagino que o entendimento do prefeito será o mesmo de todos nós vereadores. Porque se trata de uma medida muito simples, mas que vai fazer muita diferença na vida de quem enfrenta essa batalha. Não consigo enxergar nenhum motivo para um não.”, afirmou Pâmela Maia.
Durante a defesa do projeto, votado na sessão ordinária, a vereadora exibiu depoimentos em vídeo e também leu mensagens escritas por moradoras de Linhares que sofrem com a síndrome. Os relatos incluíram dores crônicas, dificuldade e impossibilidade de trabalhar, fazer tarefas domésticas e, algumas vezes, a incapacidade de se deslocarem sozinhas.
Também não faltaram depoimentos sobre a grande dificuldade de diagnóstico e para o tratamento. ““Sofro com essa síndrome há mais de seis anos, em situação de piora gradativa. Somos muitas em Linhares, inclusive temos apenas dois especialistas que tratam essa doença pela rede municipal. E, claro, não dão conta, e faz com que o tempo de intervalos entre uma consulta e outra demore mais do que deveria”, afirmou Eliana Alves Cordeiro.
“Fui diagnosticada há 8 anos, depois de um longo período de dores, desânimo, cansaço, fadiga e noites sem dormir. Aí vieram as dificuldades em encontrar a medicação certa, exames, exercícios, alimentação, terapia. Porque tudo tem valor elevado, e quase nada disponível no SUS”, Aparecida Gama.
A Fibromialgia
A fibromialgia é uma síndrome que ainda não teve uma causa concreta apontada pela ciência. Mas já são conhecidos fatores que podem estar relacionados à manifestação dessa síndrome. Entre esses fatores estão traumas, estresse físico e emocional e também predisposição genética. Os principais sintomas são dores crônicas, fadiga, distúrbios do sono, dificuldades de concentração e alterações de humor.
Um combinado de reações que prejudica muito a qualidade de vida das pessoas acometidas pela doença. Por isso, o tratamento ideal, de acordo om a necessidade de cada paciente, exige uma equipe de profissionais que inclui médico e enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, psiquiatra, terapeuta ocupacional, nutricionista, educador físico, assistente social e fonoaudiólogo.