Siga nossas Redes
'
');

NOTÍCIAS DE LINHARES

Prefeitura de Linhares realiza Dia D de vacinação contra raiva em cães e gatos no próximo sábado (03)

Publicado

em

Secom/Felipe Reis.

No próximo sábado (03), acontece, em Linhares, o Dia D da campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos. Todos os bairros da sede do município terão postos de vacinação das 8 da manhã às 4 da tarde. No total são 34 postos onde o tutor poderá levar seu cão ou gato para receber a dose da vacina. A vacinação é realizada pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), órgão da Secretaria Municipal de Saúde.

Podem ser vacinados animais a partir do terceiro mês de vida. As fêmeas prenhas ou amamentando também poderão ser vacinadas. O tutor deve ter apenas o cuidado de não estressar o animal.

Os animais doentes ou em tratamento não são vacinados. Eles recebem a imunização quando encerram o tratamento. Os donos devem apresentar a carteira de vacinação dos animais. Caso não tenham o cartão, recebem o comprovante no ato da vacinação.

Raiva animal mata

A raiva é uma zoonoses, ou seja, pode ser transmitida para o ser humano através de contato com animal infectado. É uma doença viral com quase 100% de mortalidade.

O assessor técnico da Vigilância Ambiental de Linhares, Sérgio Lubiana, lembra que a raiva humana, transmitida por animais, está controlada devido às campanhas de vacinação que são feitas pelos municípios através do Ministério da Saúde. “A campanha que fazemos todos os anos é eficaz, principalmente no interior do município, onde o índice de animais com suspeita da doença tem uma tendência maior e onde há o morcego, um dos transmissores da doença”, explica.

Lubiana reforça aos tutores dos animais a importância da vacina: “Todos os cães e gatos devem ser imunizados regularmente, porque são os animais hospedeiros da raiva e que podem transmitir a doença para os seres humanos”.

Vacinação permanente

Além das campanhas periódicas que acontecem no interior e na sede do município, em Linhares, a vacina contra a raiva animal é oferecida pela Prefeitura todas as terças, quartas e quintas, de 8 da manhã às 16h, na Unidade de Vigilância de Zoonoses, que fica no Bairro Três Barras.

A vacinação acontece em apenas três dias da semana para um melhor aproveitamento das doses. Depois que um frasco do imunizante é aberto, todo o líquido deve ser utilizado em um período de até três dias. Assim, não há perda de doses, conforme a Vigilância Ambiental de Linhares.

Este ano, a Prefeitura de Linhares, vacinou, até o mês de agosto, 11.230 cães e 2.470 gatos. Foram, então, 13.700 animais vacinados no interior do município. Agora, chegou a vez da vacinação na sede. Ano passado, o município vacinou 32 mil animais.

A Unidade de Vigilância de Zoonoses de Linhares fica na Avenida Wilson Durão, 955, no bairro Três Barras, perto da Delegacia Regional da Polícia Civil. O telefone da unidade é (27) 3371-4098.

Locais de Vacinação:

Araçá

Poli II

Unidade de Saúde da Família do bairro

Aviso

Complexo Esportivo

Escola Princesa Izabel

Escola Municipal Roberto Calmon

BNH

Poli I

Praça do Ceim Manoel Farias de Souza

Canivete

Unidade de Saúde da Família

Ceim Giovani Paulo Salvador Meira

Centro

Unidade de Saúde da Família

Conceição

Unidade de Saúde da Família

Exposição

Igreja Assembleia de Deus, próxima ao Consel

Interlagos I

Unidade de Saúde da Família, próxima ao banco Sicoob

Caic

Comunidade Nossa Senhora Aparecida

Interlagos II

Garagem Municipal

Emef Antonio Fernandes

Unidade de Saúde, próximo ao estádio São Paulo Apóstolo

Jardim Laguna

Associação de Moradores

Jardim Laguna

Associação de Moradores

Juparanã

Associação de Moradores

Lagoa do Meio

Unidade de Saúde da Família

Linhares 5

Unidade de Saúde da Família

Movelar

Emef Maria de Souza Matias

Nova Esperança

Unidade de Saúde da Família

Palmital

Emef Talma Drummond Pestana

Planalto

Unidade de Saúde da Família

Nova praça do bairro

Santa Cruz

Unidade de Saúde da Família

Jocafe

Ceim Jocafe

São José

Unidade de Saúde da Família

Shell

Praça do bairro

Pó do Shell

Osam

Três Barras

Unidade de Vigilância em Zoonoses

Vila Betânia

Unidade de Saúde da Família

Publicitário, acadêmico de Direito e redator do Portal de Notícias O Singular. Escrevo notícias de diversas categorias, como: Geral, Política, Fé e de utilidade pública.

Continue Lendo
Advertisement

SEJA UM AGENTE DA INFORMAÇÃO

[email protected]

 (27) 99257-7565

Participe do nosso site enviando sugestões de conteúdo, fatos e os acontecimentos registrados por você. Seja um agente da informação! Seja diferente, seja Singular!

Advertisement

MAIS LIDAS