Siga nossas Redes
'
');

SAÚDE

Vacina para pessoas entre 13 e 19 anos e profissionais de saúde disponível em Linhares

Publicado

em

Pessoas entre 13 e 19 anos de idade, que não tomaram nenhuma dose da vacina Meningocócica C a partir dos 11 anos de idade, já podem procurar uma das 31 salas de vacinação de rotina dos bairros e do interior de Linhares. A medida também vale para profissionais da rede de saúde pública e privada. As unidades de saúde em Linhares funcionam das 7h30min às 16 horas.

Os dois grupos foram selecionados para esta campanha de vacinação porque, de acordo com a Secretaria de Saúde, a proteção aos adolescentes é importante por ser o grupo o principal responsável pela manutenção da circulação da doença na população. Já nos trabalhadores da saúde, a recomendação se dá devido à gravidade e à letalidade da doença.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95% do público-alvo. “A intenção é vacinar os indivíduos que não tiveram a oportunidade de serem vacinados anteriormente”, explica a diretora da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Linhares, Jacklene Ramos.

Ela lembra que não devem receber uma nova imunização quem já recebeu alguma dose da vacina Meningocócica ACWY, hoje prevista no calendário vacinal para crianças de 11 e 12 anos. A orientação é consultar o cartão de vacina para verificar todos os imunizantes já recebidos.  

Doença pode ser fatal 

Jacklene alerta que a meningite pode causar sequelas e ser fatal. “Se o paciente não for tratado em tempo, além de sequelas, pode até morrer”, afirma a enfermeira. Entre os adultos, a taxa de mortalidade pode ser de 10% se houver demora no tratamento. “Na criança, pode afetar o desenvolvimento cognitivo, motor, desenvolvendo até síndrome epiléptica. 

Meningite é o nome dado às infecções nas meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. A vacina Meningocócica C protege especificamente contra o sorogrupo C  da bactéria Neisseria meningitidis, também conhecida como meningococo.

Uma pessoa contaminada pode transmitir por gotículas e secreções. Os principais sintomas são febre, rigidez na nuca, dor de cabeça intensa, vômitos e, em alguns casos, alterações neurológicas.

Publicitário, acadêmico de Direito e redator do Portal de Notícias O Singular. Escrevo notícias de diversas categorias, como: Geral, Política, Fé e de utilidade pública.

Continue Lendo
Advertisement

SEJA UM AGENTE DA INFORMAÇÃO

[email protected]

 (27) 99257-7565

Participe do nosso site enviando sugestões de conteúdo, fatos e os acontecimentos registrados por você. Seja um agente da informação! Seja diferente, seja Singular!

Advertisement

MAIS LIDAS