Politics
Willian Calango se filia ao União Brasil com festa em Sooretama
Presidente do partido, Filipe Rigoni, presidente da Assembleia, Marcelo Santos, e o deputado estadual Allan Ferreira estiveram presentes na filiação.
Na noite desta quinta-feira (07), quando o período da janela eleitoral foi aberto, a política movimentou a cidade de Sooretama. Diversas lideranças e centenas de moradores se reuniram para prestigiar a filiação de Willian Bassani (Calango) ao União Brasil, anunciado como pré-candidato à prefeitura da cidade.
Além do presidente estadual do União Brasil, Felipe Rigoni, que atua como secretário estadual do Meio Ambiente, participaram da filiação o presindente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputado Marcelo Santos e o deputado Allan Ferreira, ambos do Podemos.
Os deputados estaduais Allan Resende (União) e Alexandre Xambinho (Podemos) não puderam comparecer, mas enviaram representantes e vídeos declarando apoio a Willian. E o deputado João Coser (PT) também enviou representante.
Festa de Apoio
“Não teria um partido melhor para simbolizar o que precisamos para a nossa cidade. Somente com união reconstruiremos Sooretama, a saúde, a educação. Somente com união faremos a Assistência Social funcionar, teremos urbanização e tudo que nossa cidade precisa. O povo de Sooretama é um povo trabalhador, que precisa ser reconhecido, ser respeitado e ter um básico básico do imposto que paga.”, disse Willian Calango.
Lideranças tanto comerciais quanto religiosas, algumas na pré-candidatura a uma das nove vagas do legislativa de Sooretama, levaram grupos de apoio. E os moradores presentes fizeram muito barulho a cada problema enumerado. Sobraram declarações de amor à cidade e gritos de apoio aos compromissos firmados.
A técnica de enfermagem, Alediana Ferreira de Jesus foi convidada a falar sobre a mulher na política. Ela destacou uma série de números que ilustram o desequilíbrio entre homens e mulheres na política. Entre eles, o fato das mulheres serem 52,65% do eleitorado brasileiro, mas ocuparem apenas 9 mil vagas das 58.208 existentes nas câmaras municipais de todo o Brasil.
Na composição da mesa estavam ainda a presidente estadual do PRD, Joelma Costalonga; o presidente regional do PSD, que responde pelos municípios de Linhares e Sooretama, Gustavo Castro Neves; a presidente regional do PDT de Sooretama, Marina Kuboyma; e o advogado Júlioo Durão, representando o tio Luiz Durão, que já atuou como prefeito de Linhares por dois mandatos e também com deputado estadual e federal.
O União Brasil
O União Brasil é um partido de centro-direita, que nasceu da fusão das siglas DEM e PSL. Hoje já é o terceiro maior do Brasil.
No âmbito federal, a sigla possui 03 ministros e 59 deputados federais. Também possui quatro governadores eleitos. São eles, Ronaldo Caiado (Goiás), Mauro Mendes (Mato Grosso), Wilson Miranda Lima (Amazonas) e Marcos Rocha (Rondônia).
No Espírito Santo, além de Rigoni à frente da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e os deputados estaduais Allan Rezende e Denninho Silva, o União Brasil elegeu a prefeita de São Domingos do Norte, Ana Izabel. Bem como, possui 08 cadeiras ocupadas por mulheres nos legislativos municipais de Atílio Vivácqua (01), Castelo (01), Ibitirama (02), Jaguaré (01), Presidente Kennedy (01), Vargem Alta (01) e João Neiva (01).
Quem é Willian Calango?
Willian Bassani nasceu em Linhares e se mudou para Sooretama em 1994, quando a localidade se chamava Córrego D’Água e pertencia ao município de Linhares. Ele tem 42 anos, é casado, pai de três filhos e formado em Direito. Foi vereador por dois mandatos em Sooretama (2008 a 2012 / 2013 a 2016).
Após oito anos se dedicando à advocacia, resolveu testar sua força nas urnas em 2022 e obteve 6.117 votos para deputado estadual. Foi então que um grupo de amigos pediu seu retorno à política para se apresentar como pré-candidato à Prefeitura de Sooretama.
Tendo seu nome confirmado na convenção partidário do União, Willian deverá enfrentar nas urnas o atual vice-prefeito da cidade, Fernando Cametti.
Calendário Eleitoral
Esta quinta-feira (07) marcou a abertura da janela partidária que vai até o dia 05 de abril. Neste período vereadoras e vereadores que queiram continuar no cargo ou pretendam concorrer ao cargo de prefeito podem se filiar ou mudar de legenda.
Mas é preciso fazer a filiação partidária até o dia 6 de abril, ou seja, seis meses antes da eleição. E esse dia també é a data-limite para que partidos políticos e federações que queiram participar das Eleições 2024 registrem, no TSE, os respectivos estatutos.
O prazo para eleitoras e eleitores – que ainda não têm cadastro biométrico na Justiça Eleitoral (JE) – solicitar alistamento, transferência e revisão pelo serviço de Autoatendimento Eleitoral na internet é dia 8 de abril. E também para jovens que queiram tirar o primeiro título de eleitor. Quem já tem cadastro biométrico pode solicitar os mesmos serviços em todas as unidades da Justiça Eleitoral e no serviço de Autoatendimento Eleitoral.
Os partidos e federações deverão realizar suas convenções partidárias entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. E, após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
O 1º turno das eleições será no dia 6 de outubro. E na cidades com mais de 200 mil eleitores, se nevessário, o segundo turno será no dia 27 de outubro.