Siga nossas Redes

GERAL

Confira o cronograma de coleta de entulho para o mês de maio em Linhares

Publicado

em

A Prefeitura de Linhares divulgou, nesta quinta-feira (28)o cronograma de entulho que será executado durante todo o mês de maio.

De acordo com a Prefeitura, a partir da próxima segunda-feira (2), as atividades acontecem no bairro Aviso e Residencial Rio Doce. Na terça (3) é a vez dos bairros Shell e Araçá receberem os serviços.

Na próxima quarta-feira, dia 4, os bairros Novo Horizonte, José Rodrigues Maciel e Lagoa do Meio recebem o serviço, além dos distritos do Farias, Guaxe e comunidade de Pontal do Ouro. Enquanto nos dias 5, 6 e 7, os trabalhos acontecem no bairro Interlagos.

A coleta de entulho no centro de Linhares é realizada todas as sextas-feiras, no horário das 6 às 8 horas.

A orientação do Município é que os moradores depositem o entulho somente no dia anterior à data programada para a coleta, acondicionado de forma e local adequados, evitando calçadas e ciclovias, a fim de que não haja acúmulo de material e formação de pontos viciados.

Descarte de entulhos

Ressalta-se que os resíduos sólidos, provenientes da construção civil, são de responsabilidade do proprietário da obra. Portanto, os entulhos não podem ser descartados sobre calçadas (passeios públicos) e tampouco nas ciclovias, devendo ser acomodados em contêineres específicos contratados pelo responsável ou empresa contratada para a execução da construção particular.

Outro cuidado é com a limpeza de lotes e quintais. Os resíduos retirados durante esta limpeza também devem ser acondicionados de forma correta, preferencialmente em sacolas plásticas, como forma de contribuir com o trabalho dos coletores, e, principalmente, com a limpeza da cidade.

Fiscalização e multa

Além da intensificação dos trabalhos de remoção, a Prefeitura de Linhares, por meio do Departamento Municipal de Fiscalização, tem instalado nos pontos viciados de descarte irregular de lixo e entulho, placas com aviso de que é proibido depositar resíduos naquele local. As placas têm aviso de multa e a legislação vigente, que inibe a prática indevida.

Regularmente, as equipes de fiscalização realizam ações de vistoria em áreas onde existem pontos viciados, terrenos baldios e em vias públicas – locais onde os resíduos são descartados irregularmente.

PML

O cidadão flagrado ou identificado destinando entulho ou lixo doméstico em locais proibidos, é notificado e orientado a recolher o material. Caso não proceda com a recomendação, ele é multado em R$300,00. Se houver desrespeito a primeira multa, outra é aplicada no valor de R$1.500,00.

A prefeitura conta com o apoio da população para que mantenha o local limpo. Denúncias de descarte irregular de lixo e entulhos podem ser feitas no telefone 3372 2120 (Fiscalização), 3372 2117 (Semos) ou no 0800 283 7585 (Ouvidoria).

Marketing de conteúdo, acadêmico de Direito e fundador do Portal de Notícias O Singular. Redator de notícias em Política, Fé e de utilidade pública.

Continue Lendo
Advertisement

SEJA UM AGENTE DA INFORMAÇÃO

portaldenoticiasosingular@gmail.com

Instagram: @osingularportaldenoticias

 

Participe do nosso site enviando sugestões de conteúdo, fatos e os acontecimentos registrados por você. Seja um agente da informação! Seja diferente, seja Singular!

GRUPO NO WHATSAPP

Advertisement

MAIS LIDAS