BRASIL
Conservadores pedem ‘voto impresso auditável’ durante ato em Vitória-ES
Brasileiros de diversas cidades do país tomaram as ruas durante este domingo (01), em manifesto de apoio ao voto impresso auditável.
No estado do Espírito Santo não foi diferente. A princípio, as cidades de Vila Velha, Vitória, Nova Venécia e Cachoeiro de Itapemirim aderiram às pautas conservadoras e ao manifesto que pede o voto impresso auditável.
Segundo alguns organizadores, o movimento no estado é encabeçado por apoiadores do presidente Bolsonaro junto de grupos religiosos conservadores.
Conforme apurado, um dos gritos de ordem mais ditos no ato era a frase “Queremos transparência” “para o fortalecimento da democracia brasileira”.
VOTO IMPRESSO
O voto impresso auditável é uma bandeira do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (sem partido).
A proposta do voto impresso auditável está em tramitação na Câmara dos Deputados. De acordo com o site da câmara dos deputados, o projeto aguarda a Instalação de Comissão Temporária. O site informa ainda que a PEC 135/19 está “pronta para pauta na Comissão Especial destinada a proferir parecer à Proposta de Emenda à Constituição nº 135-A, de 2019, da Sra. Bia Kicis e outros, que “acrescenta o § 12 ao art. 14, da Constituição Federal, dispondo que, na votação e apuração de eleições, plebiscitos e referendos, seja obrigatória a expedição de cédulas físicas, conferíveis pelo eleitor, a serem depositadas em urnas indevassáveis, para fins de auditoria” (PEC13519)”.
LIDERANÇAS
Diversas lideranças políticas estiveram presentes na manifestação na cidade de Vila Velha, entre elas estão o ex senador Magno Malta, a deputada Soraya Manato, o ex deputado federal Carlos Manato e o presidente estadual da juventude do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Fábio Miranda.
Além disso, os deputados estaduais Torino Marques e Capitão Assunção, os vereadores Romulo Lacerda e Lucas Recla e pastores evangélicos também prestigiaram o evento.
Participação do Presidente Jair Bolsonaro
Segundo o site Conexão Política, o Presidente participou do ato através de uma vídeo chamada em algumas cidades e, além disso, sobrevoou uma cidade de São Paulo acenando para apoiadores.
ATOS
Grandes capitais, como Belo Horizonte-MG, Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP e diversas cidades do país também aderiram ao ato em apoio ao Voto impresso auditável.
No Espírito Santo a manifestação saiu do Posto Mobidik em Vila Velha, atravessando a Terceira Ponte, rumo a praça do Papa, em Vitória-ES.
Além disso, a manifestação contou com diversos trio elétricos que acompanharam os manifestantes, que seguiram a pé pela terceira ponte.