Siga nossas Redes
'
');

ENTRETENIMENTO

Dia Mundial do Chocolate: Linhares receberá maior festival da América Latina

Publicado

em

Hoje, dia 7 de julho, é celebrado o Dia Mundial do Chocolate, um dos doces mais consumidos no mundo. A amêndoa de cacau é a matéria-prima utilizada na sua produção e, inclusive, a de Linhares é reconhecida internacionalmente entre as melhores.

O fruto cultivado em Linhares representa hoje 85% da produção de todo o estado do Espírito Santo, e coloca a cidade com um dos maiores produtores do fruto do Brasil. Além disto, o cacau linharense possui Indicação Geográfica que o eleva no mercado internacional e é premiado no Salão de Chocolate de Paris por meio das amêndoas produzidas na Fazenda São Luiz, no distrito de Povoação, grande região produtora do fruto.

Mais que isso: a terra do cacau receberá no próximo mês de agosto o Chocolat Festival – Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que é, hoje, o principal evento do setor de Chocolate, Cacau e derivados da América Latina. O evento será realizado entre os dias 18 e 21 de agosto deste ano no Cerimonial Conceição Hall, no bairro Colina.

As ações do Município vão além. Para fomentar a revitalização da lavoura cacaueira em Linhares, que passou por períodos difíceis com a devastação dos plantios pela doença vassoura de bruxa, e potencializar a cadeia produtiva, a Prefeitura de Linhares desenvolve diversas ações. Dentre elas está o Concurso da Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba que visa reconhecer e incentivar a produção da amêndoa com mais qualidade e sustentabilidade. A premiação da edição 2022 deste concurso será realizada durante o festival de chocolate.

Além disso, o município distribuiu em três editais 110 mil mudas enxertadas em sacolas e em tubetes, das variedades PS 1319 e CCN 51, que tiveram seus valores repassados subsidiados, bem abaixo do mercado, que foi direto para o Fundo de Apoio à Cacauicultura de Linhares para investimentos no setor. Em média 130 produtores foram atendidos com as mudas e têm recebido assistência técnica e gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O secretário municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento de Linhares, Franco Fiorot, pontuou que a amêndoa produzida no sistema de cabruca, aquelas situadas em áreas de sistemas agroflorestais, principalmente, tem permitido, por exemplo, uma produção de chocolate com nível de altíssima qualidade.

“A qualidade das nossas amêndoas já é reconhecida nacional e internacionalmente pelas condições naturais que nossa região produtiva tem. Associado ao empenho dos cacauicultores está o incentivo que a Prefeitura de Linhares tem dado como a realização do concurso, os treinamentos e a distribuição de mudas, ações essas que visam fomentar a cadeia produtiva do cacau que conta com produtores empreendendo no nosso município, fato que muito nos orgulha”, destacou o secretário.

A cultura do cacau, conforme pontuou o prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, está estritamente ligada à história de Linhares, e lembrou que Linhares receberá o maior festival do chocolate da América Latina, no próximo mês de agosto.

“Além da história, o cacau é importante por seus aspectos socioeconômicos e ambientais, que colocam Linhares em um patamar significativo do cenário mundial. Estamos provocando a revitalização da lavoura cacaueira e a expansão de áreas produtivas e para coroar toda essa importância do cacau para a economia do Espírito santo estaremos realizando o maior festival de chocolate da América Latina, em Linhares, no próximo mês de agosto”, disse o prefeito.

Filial do Centro de Inovação do Cacau

Em agosto de 2019, o município conquistou uma filial do Centro de Inovação do Cacau (CIC) que tem sede na Bahia. O CIC busca construir, consolidar e difundir conhecimento sobre o cacau e o chocolate de qualidade, com foco na melhoria da produtividade, qualidade e rastreabilidade das amêndoas.

A instalação no município foi possível graças a uma parceria entre a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e a Águia Branca Encomendas. Essa foi mais uma conquista importante para os avanços que a Prefeitura de Linhares tem buscado para melhoria da qualidade da amêndoa e retomada da produção de cacau.

Festival do Chocolate

Alinhada à estratégias do Plano Agro da Prefeitura de Linhares e para agregar valor ao cacau capixaba, Linhares receberá uma edição do Chocolat Festival – Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que é, hoje, o principal evento do setor de Chocolate, Cacau e derivados da América Latina. O evento será realizado entre os dias 18 e 21 de agosto deste ano no Cerimonial Conceição Hall, no bairro Colina.

O Chocolat Festival fomenta a profissionalização desse mercado relativamente novo no Brasil e é considerado o maior evento profissional dessa área na América Latina, reunindo consumidores, especialistas e produtores. É também uma plataforma de oportunidades para discutir a industrialização, a verticalização da produção e, consequentemente, a melhoria da qualidade das amêndoas de cacau selecionado e do produto final elaborado, que é o chocolate.

Além disto, além da venda de chocolates e outros derivados do cacau selecionado, o evento promove experiências sensoriais, exposições, cursos de capacitação, workshops, debates sobre temas do setor e palestras ministradas por especialistas, e a realização do Fórum do Cacau e de uma Cozinha Show, que receberá os maiores nomes da confeitaria nacional e internacional.

Publicitário, acadêmico de Direito e redator do Portal de Notícias O Singular. Escrevo notícias de diversas categorias, como: Geral, Política, Fé e de utilidade pública.

Continue Lendo
Advertisement

SEJA UM AGENTE DA INFORMAÇÃO

[email protected]

 (27) 99257-7565

Participe do nosso site enviando sugestões de conteúdo, fatos e os acontecimentos registrados por você. Seja um agente da informação! Seja diferente, seja Singular!

Advertisement

MAIS LIDAS