Siga nossas Redes

NOTÍCIAS DE LINHARES

Em 1º lugar no ES, Linhares está entre as 40 cidades com Melhor Gestão Fiscal no País

Publicado

em

O município de Linhares obteve o primeiro lugar em todo o Espírito Santo e o 40º. em todo o Brasil na avaliação do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Linhares foi avaliada junto de outros 5.239 municípios brasileiros.

Com uma pontuação variando entre 0 e 1, sendo que quanto mais próxima de 1 melhor a gestão fiscal do município, Linhares recebeu nota 0,9591, ficando no grupo seleto de 11,7% do total de municípios brasileiros que ultrapassaram a marca de 0,9 pontos e considerados gestão de excelência para a Firjan. No Espírito Santo, apenas cinco cidades conquistaram essa pontuação.

Em relação ao ano de 2018, por exemplo, Linhares subiu 17 posições no ranking capixaba, saindo do 18º lugar para o topo do ranking e saltou 91 posições no ranking nacional, saindo da 131° posição para alcançar a 40º. posição em todo o Brasil.

Nesta edição, o IFGF avaliou as contas de 5.239 municípios, onde vivem 94,4% da população brasileira. O índice é construído com base em resultados fiscais oficiais, declarados pelas próprias prefeituras e disponibilizados anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

O levantamento mostra que as contas do município linharense apresentam níveis de excelência em autonomia, gestão fiscal, gastos com pessoal, liquidez e investimentos, que no ranking geral a colocaram entre as 40 cidades brasileiras mais bem avaliadas pela Firjan.

No cenário nacional, o estudo acende um alerta na gestão dos recursos públicos e deixa claro que Linhares não só driblou os prejuízos mais graves da crise sanitária, em decorrência da pandemia, e a econômica, como também se fortaleceu do ponto de vista institucional, para garantir as melhorias necessárias à população.

Prefeito de Linhares Guerino Zanon. Foto: Felipe Reis

“Linhares se destaca entre as melhores cidades do Brasil graças aos investimentos na saúde e na educação e ao apoio da administração municipal aos outros setores que impulsionam a economia da cidade, além de escolas e hospitais bem equipados, ruas pavimentadas, saneamento, iluminação pública, entre outros”, ressaltou o prefeito Guerino Zanon.

No Espírito Santo, os cinco primeiros do ranking Firjan que apresentaram alto desenvolvimento (acima de 0,9%) são: Linhares (0,9591); Cariacica (0.9389), São Domingos do Norte (0.9283), Serra (0.9178) e Guarapari (0.9022).

Índice Firjan

O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) foi criado em 2008 para monitorar o desenvolvimento socioeconômico dos municípios brasileiros e analisa três vertentes fundamentais ao desenvolvimento humano: Educação, Saúde e Emprego & Renda. O que é analisado em cada quesito:

Emprego & Renda: geração de emprego formal, absorção da mão de obra local, geração de renda formal, salários médios do emprego formal e desigualdade.

Educação: matrículas na educação infantil e no ensino fundamental o abandono, distorção idade série, docentes com ensino superior, média de horas-aula diárias e resultado do IDEB.

Saúde: número de consultas pré-natal, óbitos por causas mal definidas, óbitos infantis por causas evitáveis e internação sensível à atenção básica (ISAB).

Marketing de conteúdo, acadêmico de Direito e fundador do Portal de Notícias O Singular. Redator de notícias em Política, Fé e de utilidade pública.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

SEJA UM AGENTE DA INFORMAÇÃO

portaldenoticiasosingular@gmail.com

Instagram: @osingularportaldenoticias

 

Participe do nosso site enviando sugestões de conteúdo, fatos e os acontecimentos registrados por você. Seja um agente da informação! Seja diferente, seja Singular!

GRUPO NO WHATSAPP

Advertisement

MAIS LIDAS