Siga nossas Redes

SAÚDE

Linhares fará mutirão de vacinação contra sarampo, gripe e covid neste sábado (28)

Publicado

em

Para ampliar a cobertura vacinal contra o sarampo, a gripe e a Covid-19 em Linhares, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde, realiza um mutirão de vacinação neste sábado (28). Das 8h às 12h, estarão abertas quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para aplicação das doses (confira a lista abaixo). O atendimento será por livre demanda, ou seja, não será preciso marcar horário com antecedência e estará disponível nas unidades de saúde do Planalto, Bebedouro, Centro (Rua da Conceição, próximo à Praça 22 de Agosto) e Unidade Sanitária, no bairro Colina.

No dia do mutirão, basta ter em mãos um documento pessoal de identificação (RG ou, em caso de crianças, certidão de nascimento) e, se possível, a caderneta de vacinação. O atendimento nesses locais será por ordem de chegada; e a dose contra o sarampo pode ser aplicada no mesmo dia que a vacina contra gripe, sem necessidade de intervalos.

Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica, da secretaria municipal de Saúde, Jacklene Ramos, a finalidade da vacinação contra a influenza é prevenir o surgimento de complicações e óbitos, minimizar a carga viral da doença, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.

“Já o intuito da vacinação contra o sarampo é interromper a circulação ativa do vírus do sarampo no país, minimizando a carga da doença, protegendo a população, além de reduzir a sobrecarga dos serviços de saúde em decorrência de mais esse agravo. Esta situação evidencia a necessidade de esforços para a interrupção da circulação viral e, assim, ser possível pleitear a recertificação como país livre do sarampo”, enfatizou.

A vacinação contra o sarampo está sendo feita em todos os profissionais e trabalhadores de saúde. A dose será disponibilizada também a todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, inclusive nas que estão com o calendário vacinal em dia. A vacina utilizada é a tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba.

E a campanha contra a gripe irá lançar a segunda etapa, ampliando os grupos prioritários, neste sábado (28). Além de idosos e trabalhadores e profissionais de saúde, que já estão sendo imunizados, as doses passarão a ser aplicadas também em: crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes e puérperas; professores; pessoas com doenças crônicas e comorbidades; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo, rodoviário e de passageiros.

Nesta segunda etapa, a imunização contra a gripe também será estendida aos integrantes das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, pessoas em privação de liberdade, adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa.

Este imunizante contra influenza é a vacina trivalente, ou seja, ele protege contra os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e um subtipo da Influenza B.

Já a vacina contra a Covid-19 estará disponível para toda população vacinável acima dos 5 anos, além da atualização da caderneta vacinal para a segunda e terceira doses.

Vacinação de crianças


O público infantil, composto pelas crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, deve tomar uma dose dos dois imunizantes. Não há necessidade de cumprir intervalo para a aplicação das vacinas contra o Sarampo e Influenza. Dessa forma, as duas vacinas poderão ser administradas no mesmo dia.

No caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022.

Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o objetivo da campanha é prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças, evitando novos óbitos e possível pressão sobre o sistema de saúde. Por isso, é importante que as pessoas estejam sempre com a vacinação em dia.

De segunda a sexta-feira, a Prefeitura de Linhares dispõe de 32 salas de vacinação nas Unidades de Saúde da sede e do interior. A imunização acontece de 7 da manhã às 16 horas. Para quem não tem tempo durante o dia, as unidades do Planalto, Bebedouro e Caic (Interlagos), atendem até às 8 da noite na segunda, terça e quarta-feira.

Marketing de conteúdo, acadêmico de Direito e fundador do Portal de Notícias O Singular. Redator de notícias em Política, Fé e de utilidade pública.

Continue Lendo
Advertisement

SEJA UM AGENTE DA INFORMAÇÃO

portaldenoticiasosingular@gmail.com

Instagram: @osingularportaldenoticias

 

Participe do nosso site enviando sugestões de conteúdo, fatos e os acontecimentos registrados por você. Seja um agente da informação! Seja diferente, seja Singular!

GRUPO NO WHATSAPP

Advertisement

MAIS LIDAS