Siga nossas Redes

SAÚDE

Linhares inicia aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 para adolescentes do município

Publicado

em

A Prefeitura de Linhares começou, nesta terça (07), aplicar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 nos jovens de 12 a 17 anos, e está disponível em todas as 31 salas de vacinação do Município, localizadas nos bairros e interior do Município. Em Linhares, 10.928 adolescentes receberam a segunda dose, portanto, estão aptos a tomar o reforço contra a doença.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a ideia é ampliar a proteção à população adolescente em Linhares.

Pode receber a terceira dose, o adolescente deve ter tomado a segunda dose ou a dose única há pelo menos quatro meses. Conforme o Ministério da Saúde, os jovens receberão, prioritariamente, a vacina norte-americana Pfizer, mas pode ser aplicada também a CoronaVac, caso a Pfizer não esteja disponível.

Quem está com a dose em atraso

O painel da Secretaria de Saúde indica que as pessoas precisam ficar atentas às doses de reforço da vacina contra a Covid-19. O índice de vacinação cai à medida que se aproxima do período das doses extras. Na população de 60 anos acima, o município atingiu 107% de imunização na primeira dose e 103% na segunda. A primeira dose de reforço chegou a 90%, mas a segunda dose está em apenas 47%.

Entre o grupo de 18 a 59 anos, a segunda dose atingiu 90,7% enquanto o segundo reforço está em 48,9%. Entre os adolescentes, o índice da segunda dose alcança 67,35%. Em crianças de 5 a 11 anos, o percentual de vacinação contra a Covid-19 é de 46,45%. Em todas as faixas etárias, a meta é de 90%.

A Dra. Ketoly Pascoal Colati lembra que a vacinação é a única forma no momento para continuar a combater a Covid-19. “Vivemos momentos de guerra com a pandemia. No início, lutamos sem armas, o sentimento de impotência dominou a equipe de saúde, e, com a vacinação, nossa arma chegou. Vimos os casos diminuírem, as internações e mortes zerarem. A vida começou a retornar a sua rotina normal”, disse.

A médica acrescenta que a preocupação é que, mesmo tendo a arma da vacina para lutar contra a doença, muitas pessoas não estão utilizando. Com isso, o vírus pode sofrer mutações e voltar a contaminação e gravidade vistos anteriormente. “Estamos fazendo a nossa parte, mas é imprescindível que todos façam a sua”, reforça.

A Secretaria de Saúde de Linhares tem utilizado diversas estratégias para oferecer à população a maneira mais tranquila de receber a vacina: horário estendido nas Salas de Vacina das Unidades de Saúde de Bebedouro e Planalto, de segunda a quarta, até às 8 da noite, atendimento aos sábados, de 8 às 12 horas, na Unidade Sanitária de Linhares, no Bairro Colina, busca ativa pelas equipes da Atenção Primária das Unidades de Saúde e Agentes Comunitários de Saúde para atualização dos cartões de vacina e vacina domiciliar para os pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção. Além disso, sempre que necessário, realiza mutirões de vacinação quando dispõe do fornecimento de novas doses do imunizante pelo Estado.

Quarta dose acima de 50 anos

A ampliação da campanha para a população com idade entre 50 e 59 anos e os trabalhadores da saúde depende da chegada de novas doses ao município. A quarta dose do imunizante contra a Covid-19 começará a ser aplicada assim que houver disponibilidade da vacina.

Marketing de conteúdo, acadêmico de Direito e fundador do Portal de Notícias O Singular. Redator de notícias em Política, Fé e de utilidade pública.

Continue Lendo
Advertisement

SEJA UM AGENTE DA INFORMAÇÃO

portaldenoticiasosingular@gmail.com

Instagram: @osingularportaldenoticias

 

Participe do nosso site enviando sugestões de conteúdo, fatos e os acontecimentos registrados por você. Seja um agente da informação! Seja diferente, seja Singular!

GRUPO NO WHATSAPP

Advertisement

MAIS LIDAS