NOTÍCIAS DE LINHARES
Muita água: Linhares registra prejuízos após fortes chuvas
A incidência das chuvas sobre o solo capixaba tem permanecido nos últimos dias sobre a região de Linhares.
Durante a tarde deste sábado (18), o município de Linhares registrou fortes chuvas, que causaram prejuízos e deixaram diversos pontos alagados. Ainda não é possível saber a quantidade de milímetros de água que caiu. Contudo, é possível afirmar que a quantidade foi bastante suficiente para que, em poucas horas, os escoamentos não dessem conta da água chuva.
Dentre os bairros mais atingidos, estão o Linhares V, Shell, Centro, Interlagos e Bebedouro. Moradores registraram a força da água que, em forma de correnteza, corria pelas ruas do bairro.
Além disso, moradores do bairro Linhares 5 disseram que a água chegou entrar dentro de algumas casas. De acordo com um morador do bairro, ele tentou abrir a entrada de um bueiro, na esperança de que a água pudesse escoar de forma mais rápida.
No bairro BNH, populares filmaram e mostraram que o nível da água ultrapassou algumas calçadas.
A Prefeitura de Linhares faz as manutenções e limpezas de bueiros, serviços de limpeza urbana, coleta de lixo e recolhimento de entulhos. No entanto, as autoridades pedem a colaboração da população em se conscientizar para fazer o descarte de lixo de forma correta e nos locais adequados.
DEFESA CIVIL
Em caso de situação de perigo iminente, recomenda-se entrar em contato com a Defesa Civil através dos telefones (27) 99983 5661 (Plantão 24 horas) e 3372 1829 (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Linhares) ou através da Guarda Civil Municipal, no 153.
O atendimento da Defesa Civil é voltado, principalmente, às famílias em situação de risco devido à possível ocorrência de desastres ambientais. Em situações de emergência ou calamidade, o órgão atua na retirada das pessoas da área atingida, proporcionando-lhes segurança e assistência necessária.
ALERTA
O Inmet emitiu três alertas para o Espírito Santo, válido até a madrugada deste sábado (18), informando sobre a forte chuva e o estado de Perigo para grande parte do território capixaba.
De acordo com o instituto, nas cidades que estão sob alerta amarelo pode cair um volume de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia. Além disso, há a possibilidade dos ventos chegarem a 60 km por hora.
No entanto, há uma boa notícia: segundo o Inmet, é baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Conforme informou o Inmet, os municípios que estão sob o alerta laranja, como boa parte do Espírito Santo, com grau de perigo para as chuvas, devem receber o volume de água entre 30 e 60 mm por hora e ventos de até 100 km por hora.