Siga nossas Redes

NOTÍCIAS DE LINHARES

Prefeitura autoriza início imediato da construção de mais cinco barragens em regiões agrícolas de Linhares

Publicado

em

Os cinco reservatórios serão responsáveis pelo armazenamento de 70 milhões de litros de água e serão construídos nas regiões do Farias, Desengano e São Rafael.

As 5 barragens serão responsáveis pelo armazenamento de 70- milhões de litros de água. Fotos: Secom?Kevyn Fracalossi

Os maquinários do Programa Municipal de Conservação de Água e Solo já estarão concentrados a partir desta quarta-feira (15) no distrito do Farias, onde será construída a primeira das cinco novas barragens pela Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Agricultura de Linhares.

A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Bruno Marianelli, e pelo secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, na tarde desta terça-feira (14), durante o Seminário Sustentabilidade Capixaba sediado em Linhares.

Juntos, os reservatórios têm capacidade para armazenar em torno de 70 milhões de litros de água. Além do Farias, as demais regiões selecionadas via processo seletivo, foram São Rafael, com um reservatório, e outras três para atender os distritos de Rio Quartel, Bebedouro e Desengano.

O prefeito Bruno Marianelli destacou a importância das barragens para a reservação hídrica.

O prefeito Bruno Marianelli ressaltou que o Município está construindo barragens com uma concepção de múltiplo uso e é importante o envolvimento de todos para a preservação dos recursos naturais e, principalmente, no uso racional dos recursos hídricos.

“Hoje assinamos atos que dão continuidade a este programa de barragens, que é inédito na história de Linhares. Temos um conjunto de intervenções para reservar um quantitativo de água maior e ampliar a segurança hídrica em nosso Município, a exemplo, também, das caixas secas que estão conectadas com a construção dos reservatórios. São ações que trazem mais esperança e mais segurança para os produtores rurais, responsáveis por movimentar a economia de Linhares”, disse Bruno.

De acordo com o secretário Franco Fiorot, a previsão é que até o final deste ano, 24 reservatórios tenham sido entregues aos produtores das regiões agrícolas do município.

O secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, destacou as ações desenvolvidas pelo Programa Municipal de Conservação de Água e Solo da Prefeitura de Linhares, e a importância que elas têm para a produção agrícola. “A construção de barragens possibilita maior disponibilidade hídrica das regiões favorecidas, atraindo mais investimentos, atividades econômicas, e, consequentemente, favorecendo a geração de emprego e renda no campo”, disse.

O diretor da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Farias (Aprucof), José de Melo, fez questão de frisar a construção de barragens é uma política pública que está no caminho certo.

O diretor da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Farias (Aprucof), José de Melo, fez questão de frisar a construção de barragens é uma política pública que está no caminho certo, beneficiando a agricultura. Ele lembrou que há 12 anos os produtores do farias sonhavam com uma barragem, e hoje, poderão contar com cinco barramentos.

“Precisamos ampliar a capacidade de lidar com muita chuva, porque a barragem serve para controlar o excesso de chuva e armazenar água para os períodos de seca. É uma alegria imensa participar deste momento inédito para a agricultura de Linhares, e de extrema importância agradecer ao prefeito Bruno Marianelli e o secretário Franco Fiorot, em consolidar tão importante política pública para os homens e mulheres do campo”, disse.

O evento contou com a presença de vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias.

O evento contou ainda com as presenças dos vereadores Roque Chile, Therezinha Vergna, Johnatan Maravilha, Roninho Passos, Alysson Reis, Messias Caliman, Gilson Gatti, Vicentini, além de secretários municipais, lideranças comunitárias e de entidades representativas.

19 reservatórios já construídos

A Prefeitura de Linhares já construiu 19 reservatórios de água com capacidade de armazenamento de 500 milhões de litros de água. Estão localizadas nas comunidades rurais de São Rafael, Desengano, Farias e Baixo Quartel.

Os reservatórios vêm para reforçar a relevância da reserva de água, possibilitando segurança hídrica e novas oportunidades de investimentos na agricultura, melhorando o sócio econômico.

A previsão é que até o final deste ano, 24 reservatórios tenham sido entregues aos produtores das regiões agrícolas do município.

Marketing de conteúdo, acadêmico de Direito e fundador do Portal de Notícias O Singular. Redator de notícias em Política, Fé e de utilidade pública.

Continue Lendo
Advertisement

SEJA UM AGENTE DA INFORMAÇÃO

portaldenoticiasosingular@gmail.com

Instagram: @osingularportaldenoticias

 

Participe do nosso site enviando sugestões de conteúdo, fatos e os acontecimentos registrados por você. Seja um agente da informação! Seja diferente, seja Singular!

GRUPO NO WHATSAPP

Advertisement

MAIS LIDAS