Responsabilidade social
Projeto que cria carteirinha de identificação para espectro autista é aprovado em Linhares
O Projeto de Lei que cria a Carteira Municipal de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista foi aprovado, nesta segunda-feira (29 Nov), na Câmara Municipal de Linhares.
A proposta é de autoria do vereador Roninho Passos (DC), que visa criar a Carteira Municipal de Identificação para pessoas autistas.
Segundo o parlamentar, o objetivo do projeto é, em primeiro lugar, fornecer maior facilidade de obtenção a direitos que, na maioria das vezes, dificilmente são acessados pelos portadores dessa condição. Por isso, um dos benefícios da Carteira de Identificação é o pagamento de meia entrada em alguns eventos culturais, além do atendimento preferencial em todos os estabelecimentos públicos e privados do município de Linhares.
Roninho comemora a aprovação do projeto e comenta, “A nossa cidade carece por leis que realmente garantam o direito das pessoas com autismo, e isso, sem dúvidas, é culpa da Administração Pública que raramente investe na inclusão e na melhora da qualidade de vida dessas pessoas, o que, por sua vez, impacta a falta de conhecimento acerca do assunto e cria um grande preconceito gerado pelo desconhecimento. Desse modo, queremos, com este projeto, dar o ponta pé inicial na efetivação dos direitos para as pessoas com autismo.” destacou o vereador.
Vale ressaltar ainda que, segundo o vereador, com a aprovação do projeto e a emissão das carteiras, o município poderá contabilizar a quantidade de pessoas portadoras dessa condição que vivem em Linhares e, com isso, criar e adequar políticas públicas realmente necessárias.
“Talvez o autismo não faça parte da minha ou da sua realidade, mas com certeza faz parte da realidade de centenas de famílias do nosso município, e foi pensando nelas que brigamos pela aprovação do projeto e agora comemoramos a sua aprovação.” Disse o vereador.
Após aprovado no Plenário da Câmara Municipal, o projeto seguirá para o Executivo onde poderá ser aprovado ou vetado pelo Prefeito de Linhares.