Siga nossas Redes
'
');

NOTÍCIAS DE LINHARES

Secretaria de Educação abre inscrições para Processo Seletivo para Assistente de Alfabetização

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação divulgou, nesta quarta-feira (23), o Edital nº 14/2022 do Processo Seletivo Simplificado de Assistente de Alfabetização para atuarem no Programa Tempo de Aprender.

Segundo a Prefeitura, as inscrições serão efetuadas até às 23h59 do dia 28 de março, devendo o candidato encaminhar a ficha preenchida para o e-mail [email protected] e todos os documentos exigidos em formato PDF, JPG ou PNG.

O Programa Tempo de Aprender, tem como finalidade melhorar a qualidade da alfabetização em todas as escolas públicas do Brasil. A seleção destina-se ao preenchimento de 24 vagas para Assistentes de Alfabetização voluntários do programa no âmbito do município de Linhares e constituição de cadastro de reserva, a serem distribuídas nas instituições públicas urbanas e do campo.

Devem ser enviados, além da ficha de inscrição devidamente preenchida, sem emendas ou rasuras, fotocópias nítidas os seguintes documentos: Carteira de Identidade (frente e verso); CPF; Comprovante de residência atualizado nos últimos 5 meses; Diploma (para candidatos graduados ou Histórico atualizado), Certificado ou histórico escolar do Ensino Médio na modalidade Magistério ou comprovante de matrícula do Instituto Federal e/ou da Universidade, quando se tratar de estudante universitário, a partir do 4º período.

Os candidatos deverão informar na Ficha de Inscrição, em campo específico, a Polo/Região de atuação pretendida. Será indeferida a inscrição do candidato que não apresentar todos os documentos exigidos como pré-requisito, comprovados em conformidade com este Edital (5.14); não apresentar a Ficha de Inscrição corretamente preenchida e assinada; e não fizer indicação correta da Polo/Região de atuação pretendida ou fizer opção por mais de uma região.

Sobre o Programa Tempo de Aprender

São princípios do Programa Tempo de Aprender, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aqueles elencados na Política Nacional de Alfabetização – PNA, instituída pelo Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 201, tendo como principais objetivos do Programa Tempo de Aprender, previstos no Art. 6º do Decreto:

– Elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem no âmbito da alfabetização, da literacia e da numeracia, sobretudo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio de abordagens cientificamente fundamentadas;

– Contribuir para a consecução da Meta 5 do Plano Nacional de Educação, de que trata o Anexo à Lei nº 13.005, de 2014;

– Assegurar o direito à alfabetização, a fim de promover a cidadania e contribuir para o desenvolvimento social e econômico do país;

– Impactar positivamente a aprendizagem no decorrer de toda a trajetória educacional, em seus diferentes níveis e etapas.

Atribuições do Assistente de Alfabetização

Dentre suas atribuições estão: realizar as atividades de acompanhamento pedagógico sob a coordenação e supervisão do professor alfabetizador, conforme orientações da Secretaria de Educação e com o apoio da gestão escolar na realização de atividades, com vistas a garantir o processo de alfabetização de todos os estudantes; E cursar o treinamento on-line fornecido pelo MEC para atuar em sala de aula no âmbito do Programa Tempo de Aprender.

Deverá participar, também, do planejamento das atividades junto a Coordenação na escola;  Cumprir com a carga horária de acordo com diretrizes e especificidade do Programa;  Acompanhar o desempenho escolar dos estudantes, inclusive efetuando o controle da frequência;  Elaborar e apresentar à coordenação, relatório dos conteúdos e atividades realizadas mensalmente;  Cumprir com responsabilidade, pontualidade e assiduidade suas obrigações junto ao Programa.

Acesse abaixo o edital e a ficha de inscrição:

Publicitário, acadêmico de Direito e redator do Portal de Notícias O Singular. Escrevo notícias de diversas categorias, como: Geral, Política, Fé e de utilidade pública.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

SEJA UM AGENTE DA INFORMAÇÃO

[email protected]

 (27) 99257-7565

Participe do nosso site enviando sugestões de conteúdo, fatos e os acontecimentos registrados por você. Seja um agente da informação! Seja diferente, seja Singular!

Advertisement

MAIS LIDAS