Siga nossas Redes

POLICIAL

Câmara de São Mateus rejeita pedido de impeachment de Daniel da Açaí, acusado de corrupção

Publicado

em

A Câmara de Vereadores de São Mateus rejeitou, na tarde desta terça-feira (22), o pedido de impeachment do prefeito Daniel Santana, o Daniel da Açaí (sem partido).

Em uma sessão marcada pela participação popular, o pedido foi rejeitado por oito votos a três. O prefeito foi alvo da “Operação Minucius”, em 2021, deflagrada pela Polícia Federal para investigar uma organização criminosa. Daniel, preso na operação, deixou a prisão no dia 07 de outubro, após o Desembargador Federal Marcelo Ferreira de Souza Granado, do Tribunal Regional Federal da 2ª região (TRF-2), sediado no estado do Rio de janeiro, expedir um alvará de soltura para o prefeito, que é investigado na operação Minucius da Polícia Federal.

A sessão, convocada pela Mesa Diretora, começou às 15h e terminou por volta das 18h.

O pedido de cassação foi realizado por um morador de São Mateus. A fundamentação do pedido é investigação da Polícia Federal, que apontou Daniel da Açaí como líder de um suposto esquema de fraudes em licitações, superfaturamento de contratos e lavagem de dinheiro na prefeitura do município.

O processo de impeachment contra Daniel da Açaí foi aberto na Câmara em outubro de 2021 e maioria dos vereadores votou pela aceitação da denúncia. O placar ficou em 9 favoráveis ao pedido e 2 contrários. Apenas os vereadores Kácio Mendes (PSDB) e Cristiano Balanga (Pros) defenderam a permanência de Daniel na Prefeitura.  

Além de Daniel, sua chefe de gabinete, Luana Zordan Palombo, e os empresários Caio Faria Donatelli, Yosho Santos e Gustavo Nunes Massete e João de Castro Moreira, o “João da Antártica” foram presos e liberados da prisão, após a decisão do TRF-2. No entanto, apesar da soltura, Daniel só retornou ao cargo em dezembro, após uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Publicitário, acadêmico de Direito e redator do Portal de Notícias O Singular. Escrevo notícias de diversas categorias, como: Geral, Política, Fé e de utilidade pública.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Advertisement

SEJA UM AGENTE DA INFORMAÇÃO

[email protected]

 (27) 99257-7565

Participe do nosso site enviando sugestões de conteúdo, fatos e os acontecimentos registrados por você. Seja um agente da informação! Seja diferente, seja Singular!

Advertisement

MAIS LIDAS