Siga nossas Redes
'
');

CIDADES

De volta às aulas ao funcionamento dos bares; Veja o novo mapa de risco.

Publicado

em

Volta às aulas e funcionamento dos bares; Veja o novo mapa de risco.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), divulgou nesta sexta-feira (7) uma nova classificação para o mapa de risco da Covid-19, que passa a valer a partir da próxima segunda-feira (10). Linhares está classificada no risco moderado para a Covid-19.

O estado volta a ter cidades em risco baixo para o contágio da doença, o que não havia na classificação anterior. No novo mapa, dos 78 municípios capixabas, 24 estão em risco alto, 42 em risco moderado e 12 cidades estão em risco baixo. A taxa de transmissão da doença no estado continua abaixo de 1. E o ES deixou de ter cidades em risco extremo para a transmissão do novo coronavírus. 

“A pandemia neste momento está em queda no estado. Estamos em redução no índice de transmissão.”, afirmou o governador. Casagrande destacou ainda a queda do número de óbitos pela quarta semana seguida e a importância das medidas restritivas para salvar  vidas.

Até a tarde desta sexta, o Espírito Santo registrou 444.904 casos confirmados de Covid-19, 9.791 mortes pela doença e 418.931 pacientes curados.

Aulas

As escolas públicas e privadas poderão retomar as aulas presenciais na educação infantil e fundamental I, ou seja, até o 5º ano. As atividades deverão ser desenvolvidas com 50% dos alunos em sala de aula e os outros 50% pela forma remota, em sistema de rodízio.

Já para os estudantes dos demais níveis de ensino (fundamental II, ensino médio, superior e cursos técnicos), a regra permanece a mesma nos municípios de risco alto, ou seja, só é permitido o atendimento presencial de forma individual e com hora marcada. 

Regras de funcionamento do comércio e restaurantes:

RISCO ALTO

Lojas de rua: segunda a sexta, das 10h às 18h. Sábado, das 10h às 14h. 

Shoppings center: segunda a sexta, de meio-dia às 20h. Sábado, de meio-dia às 16h.

As lanchonetes, cafeterias, restaurantes, lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas alcoólicas podem funcionar entre 10h e 20h de segunda a sexta-feira, e das 10h às 16h no sábado.É proibido o consumo presencial de bebidas alcoólicas e a venda nas modalidades take away e drive thru em distribuidoras de bebidas, lojas de conveniência e similares.

RISCO MODERADO

Comércio funciona normalmente, sem restrição de dia ou horário de acordo com cada estabelecimento, desde que sejam respeitadas todas as regras sanitárias.

Lanchonetes, restaurantes, lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas alcoólicas podem funcionar de segunda a sábado, das 7h às 22h e, no domingo, das 7h às 16h.

RICOS BAIXO:

Não há restrição de dia ou horário para nenhuma atividade comercial, incluindo bares e restaurantes.

RISCO EXTREMO: não há cidades nesta classificação.

FUNCIONAMENTO DE BARES?

RISCO MODERADO: Bares: segunda a sábado das 7h às 22h. Domingo, até às 16h.

RISCO ALTO: Bares: não podem atender presencialmente, somente via delivery.

TRANSPORTE PÚBLICO?

Nas cidades de risco alto, segundo Casagrande, o transporte público irá circular de 5h às 22h de Segunda a sexta-feira para o público em geral. O transporte intermunicipal e interestadual, podem funcionar. O funcionamento é das 5h às 22h com apenas 75% da capacidade de ocupação.

foto: governo do estado.



Classificação

RISCO MODERADO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Ibiraçu, Ibitirama, Itapemirim, Iúna, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pancas, Piúma, Ponto Belo, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, Sooretama, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.

RISCO ALTO: Alegre, Anchieta, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição do Castelo, Ecoporanga, Guaçuí, Guarapari, Irupi, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Muniz Freire, Pedro Canário, Pinheiros, Presidente Kennedy, Rio Bananal, São José do Calçado, Serra, Viana, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

Publicitário, acadêmico de Direito e redator do Portal de Notícias O Singular. Escrevo notícias de diversas categorias, como: Geral, Política, Fé e de utilidade pública.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

SEJA UM AGENTE DA INFORMAÇÃO

[email protected]

 (27) 99257-7565

Participe do nosso site enviando sugestões de conteúdo, fatos e os acontecimentos registrados por você. Seja um agente da informação! Seja diferente, seja Singular!

Advertisement

MAIS LIDAS