BRASIL
FIES abre inscrições para 2º semestre de 2021
Notas do Enem a partir de 2010 podem ser usadas para pleitear uma bolsa.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) abriu, nesta terça-feira (27), as inscrições para o segundo semestre de 2021. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o prazo termina nesta sexta (30), às 23h59. Conforme divulgado, o resultado dos pré-selecionados ocorrerá no dia 3 de agosto.
De acordo com o MEC, os candidatos interessados poderão efetuar a inscrição no portal do Fies entre os dias 27 e 30 de julho. No próximo semestre, serão 69 mil vagas distribuídas em 23.320 cursos e turnos de 1.324 instituições privadas de ensino superior.
Os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 poderão pleitear uma bolsa no Financiamento este ano. Além disso, os estudantes devem ter média mínima de 450 pontos. Enquanto na redação a deve ser nota superior a zero. Confira as datas do cronograma do Fies 2021/2:
CRONOGRAMA
- Inscrições: 27 a 30 de julho;
- Resultado dos pré-selecionados em chamada única: 03 de agosto;
- Prazo para complementação da inscrição dos pré-selecionados na chamada única: 04 a 06 de agosto; e
- Lista de espera: 04 a 31 de agosto.
SOBRE O FIES
De acordo com o Ministério da Educação, o Fies é um programa de financiamento para estudantes possam cursar o ensino superior em universidades privadas. A princípio, o FIES tem duas categorias:
- vagas com juro zero para estudantes com renda mensal familiar de um a três salários mínimos;
- Já o P-Fies, tem juros variáveis e é direcionada a alunos com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.