Siga nossas Redes
'
');

SAÚDE

Linhares confirma 6 casos de pessoas internadas com diagnóstico de Influenza

HGL e UPA Infantil registram aumento na procura por atendimento

Publicado

em

A secretaria municipal de Saúde confirmou, na manhã desta quarta-feira (29), que a cidade de Linhares já possuí seis (6) pacientes internados pela Influenza. Todos estão internados no Hospital Geral de Linhares (HGL), sendo que 04 (quatro)  pacientes apresentam quadro clínico estável e 02 (dois) pacientes quadro clínico grave.

Os casos de síndromes gripais têm registrado um grande fluxo de atendimentos nas Unidades de Saúde, no HGL/Unidade Sentinela e na Unidade de Pronto-atendimento Infantil 24 horas, no bairro Shell. Nas duas unidades de referência hospitalar o aumento de demanda é de mais de 100%, o que acarreta um tempo maior para o atendimento.

Para se ter uma ideia, entre domingo (26) e terça-feira (28) 684 pacientes foram atendidos na UPA Infantil, e deste total, 293 foram confirmados com alguma síndrome gripal. O número representa a confirmação de 42% dos pacientes com doenças relacionadas ao vírus da gripe.

Secretário de Saúde de Linhares é diagnosticado com Covid-19 | A Gazeta

“É importante deixar claro que o Município de Linhares, a exemplo dos demais Municípios do Estado, está atravessando uma epidemia de gripe”, disse o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles. 

“Estes casos confirmados têm relação direta com a baixa adesão da população a vacinação, que embora não tenha sido desenvolvida para prevenir essa variante H3N2, aumenta a imunidade e dificulta a infecção pelas Síndromes Respiratórias Agudas Graves – SRAG”, explicou.

Pacientes devem buscar Unidades de Saúde

Segundo o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, a população, inicialmente, deve buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde do território onde reside, já que as equipes que atuam nas unidades estão prontas e preparadas para atender a população.

Saulo explicou que “é preciso entender que o atendimento pode demorar um pouco, já que o aumento de casos de síndrome gripal não estava previsto e que mesmo com o aumento, as pessoas serão atendidas da melhor maneira possível.

Traumas e patologias de maior gravidade continuarão sendo atendidos pelo HGL e pela UPA Infantil 24 horas. Estas duas referências continuam como retaguarda para atender casos mais complexos, referenciados pelas Unidades de Saúde. Há casos em que até o próprio SAMU poderá realizar o encaminhamento.

Vacina

Com avanço do número de casos de H3N2 no Espírito Santo, a secretaria municipal de Saúde de Saúde de Linhares ressalta a importância das pessoas buscarem a vacina contra a Influenza, que protege contra os principais vírus da gripe em circulação no Brasil, incluindo o H3N2 e o H1N1.

Desde abril, a campanha de imunização contra a Influenza acontece em todo o país e, neste momento, todas as pessoas com mais de seis meses de idade podem receber a vacina. Para receber a vacina contra a Influenza, as pessoas devem ir até a unidade de saúde mais próxima e apresentar um documento original com foto ou CPF, e a carteira de identidade.

“Precisamos que a população se conscientize da necessidade de se vacinar. Linhares sempre atingiu as metas de vacinação preconizadas pelo Ministério da Saúde e neste ano, pelo menos 20% do público esperado ainda não se vacinou”, ressaltou Saulo Meirelles.

Publicitário, acadêmico de Direito e redator do Portal de Notícias O Singular. Escrevo notícias de diversas categorias, como: Geral, Política, Fé e de utilidade pública.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

SEJA UM AGENTE DA INFORMAÇÃO

[email protected]

 (27) 99257-7565

Participe do nosso site enviando sugestões de conteúdo, fatos e os acontecimentos registrados por você. Seja um agente da informação! Seja diferente, seja Singular!

Advertisement

MAIS LIDAS