Siga nossas Redes

SAÚDE

Aumentam os casos de crianças com síndromes gripais em Linhares

UPA Infantil registra média de 260 atendimentos por dia de pacientes com sintomas de síndromes respiratórias

Publicado

em

A Unidade de Pronto Atendimento Infantil 24 horas, no bairro Shell, tem registrado nos últimos dias, um aumento de atendimentos de casos de crianças com síndromes gripais. O fato tem chamado a atenção dos profissionais de saúde que atendem as demandas dos pacientes. Atualmente a média de atendimentos diários da UPA é de 250 e a maioria dos casos têm sido de síndromes gripais. A média antes da epidemia era de 130 atendimentos por dia.

Nesta segunda-feira, dia 3, por exemplo, a UPA registrou o atendimento de 261 crianças sendo que deste total 177 foram diagnosticadas com alguma síndrome respiratória, num índice de 67% de casos positivados. Até o momento, não foi confirmado nenhum caso de H3N2 em crianças no Município. A UPA possui uma equipe permanente de 26 profissionais de saúde, entre eles médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e assistente social.

A médica pediatra da UPA Infantil 24 horas, Dra. Bárbara Agrizzi, explica que o que mais predominou foram ocorrências relacionadas a síndrome gripal. “O resfriado comum é mais leve, com tosse e algumas vezes febre, sendo um quadro limitado de 5 dias. A gripe já é um caso diferente, além de coriza e obstrução nasal, tem o mau estar. Casos de covid-19, há a perda do paladar, olfato e a falta de ar. A covid-19 geralmente é manifestada com 7 ou 8 dias. Nesse período atípico de chuva, tem surgido muitos quadros de síndromes gripais, o que para a população fica difícil de distinguir”, detalha.

Bárbara pontua que o importante é que as pessoas se hidratem bastante e procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima e caso a equipe de profissionais da Unidade avalie a necessidade o paciente é encaminhado para a UPA Infantil ou para o HGL.  “A orientação que deixamos é que as pessoas evitem aglomerações, porque podem evitar que haja a transmissão ou a aquisição dessas doenças”, reforça a médica.

A diretora da UPA Infantil 24 Horas, Débora Tesch, esclarece que a  vacina contra a influenza é segura e previne contra as formas mais graves da doença, inclusive em crianças, e está disponível em todas as salas de vacinação do Município. “Como a campanha ocorreu em paralelo à vacinação contra a covid-19, percebemos que muitas pessoas ficaram temerosas em receber os dois imunizantes”, destaca a diretora.

A UPA Infantil funciona 24 horas e tem uma equipe permanente de 26 profissionais de saúde.

Marketing de conteúdo, acadêmico de Direito e fundador do Portal de Notícias O Singular. Redator de notícias em Política, Fé e de utilidade pública.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

SEJA UM AGENTE DA INFORMAÇÃO

portaldenoticiasosingular@gmail.com

Instagram: @osingularportaldenoticias

 

Participe do nosso site enviando sugestões de conteúdo, fatos e os acontecimentos registrados por você. Seja um agente da informação! Seja diferente, seja Singular!

GRUPO NO WHATSAPP

Advertisement

MAIS LIDAS