Siga nossas Redes

GERAL

Mulheres são homenageadas na Câmara de Vereadores de Linhares

A emoção tomou conta da sessão solene realizada pelas vereadoras Pâmela Maia e Therezinha Vergna

Publicado

em

COMUNICAÇÃO CML

Histórias de vida repletas de fé, resiliência e determinação reuniram 36 mulheres para serem homenageadas na Câmara Municipal de Linhares, durante a sessão solene realizada pelas vereadoras Pâmela Maia e Therezinha Vergna.

Antes da sessão ser aberta oficialmente, a cantora Kell França, que estava entre as homegeadas, trouxe um clima de alegria para Casa, ao apresentar duas canções.

Diante de uma galeria lotada, as homenageadas ocuparam o Plenário Joaquim Calmon. Entre elas, a segunda vereadora de Linhares, Maria Edna Fiorot, que compôs a mesa. Eleita em 1977 e reeleita outras duas vezes, ocupou a presidência da Câmara de Vereadores em 1983, sendo a única mulher na história do Legislativo linharense a assumir esse cargo, e seguiu na vida parlamentar até 1988. Edna destacou a importância de fortalecer a mulher por meio de melhor organização dos movimentos sociais e dos partidos políticos.

Além de Edna Fiorot, as vereadoras e convidadas a compor a mesa também contextualizaram o Dia Internacional da Mulher – 08 de Março – como sinônimo da luta das mulheres, e a necessidade de muitos outros avanços. “Entre todas as causas que precisamos nos manter lutando, a mais urgente é, sem dúvida, a de combate à violência contra mulher. Essa aberração não pode ser considerada um problema apenas da vítima. A violência contra mulher é um problema de todos. A mulher precisa denunciar. Mas quando ela não tiver coragem, nós precisamos fazer essa denúncia e o estado ser capaz de protegê-la. Isso tem que acabar. Por isso fiz questão de destacar isso em meu discurso na noite de ontem”, afirmou a vereadora Pâmela Maia, na manhã desta segunda-feira ao singular.

Durante a sessão, Pâmela ressaltou que, pela primeira vez, há duas cadeiras no legislativo ocupadas por mulheres. Mas enfatizou que a meta é aumentar esse número. “Sonho com o dia que a gente tenha 50% de mulheres nesse plenário, uma representatividade igualitária. E vamos lutar por isso”, finalizou.

A vereadora Therezinha Vergna destacou que é fundamental dar continuidade ao movimento pela igualdade e respeito. “A luta ao longo dos anos resultaram em conquistas importantes, e nós, mulheres de hoje, temos de honrar esses avanços, fortalecendo cada vez mais umas às outras, para que possamos chegar a um igualdade real de direitos e espaços”, falou a parlamentar.

Além das vereadoras Therezinha Vergna, que presidiu a sessão, e Pâmela Maia, estiveram compondo a mesa, Nádia Lorenzoni, representando o prefeito, Bruno Marianeli; a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovaneli; a secretária de Educação, Maria da Penha Valani; a secretária de Meio Ambiente, Flávia Barbosa; e a delegada da Mulher, Silvana de Paula.

Participaram da sessão os vereadores Urbano D’Ávila, Tobias Cometti, Alysson Reis e Roninho Passos.

Lista das Homenageadas

Adriana Soares Afonso
Alessandra Maria da Silva
Ana Cristina Camara Cardoso
Ana Maria dos Santos
Angelica Bernardino
Benedita Matos Soares
Conceição Guidinele Rosa
Domingas Maria Sagrillo Soprani
Emiliana Ribeiro da Silva (Mila)
Francieli Rodrigues dos Santos
Gesiani Araújo Pereira
Jackelene Ramos
Jania Vieira da Silva Soprani
Iris Maria Boone
Kell França
Kelley Bonicenha
Lilian Mascarello
Leidiane Jesus Pelegrino
Lucia Marques de Oliveira Dias
Maria de Aguiar Loureiro
Maria Edna Fiorot
Maria Helena Costa Perini
Maria Luiza Lombardi Nascimento
Maria da Penha Rizzi (Chiquita)
Nilsiléia da Rocha dos Santos
Patrícia Lima dos Santos
Priscila Adriana Coutinho
Raquel de Fátima Quintino
Rachel Poubel
Rosinéia Bergamaschi
Sheyla Garcia
Vanderleia Dal-Bó
Vera Durão
Virgínia Souto
Wanderléia Tavares do Santos
Zilma Soares Dias

Marketing de conteúdo, acadêmico de Direito e fundador do Portal de Notícias O Singular. Redator de notícias em Política, Fé e de utilidade pública.

Continue Lendo
Advertisement

SEJA UM AGENTE DA INFORMAÇÃO

portaldenoticiasosingular@gmail.com

Instagram: @osingularportaldenoticias

 

Participe do nosso site enviando sugestões de conteúdo, fatos e os acontecimentos registrados por você. Seja um agente da informação! Seja diferente, seja Singular!

GRUPO NO WHATSAPP

Advertisement

MAIS LIDAS