GERAL
Moradores cobram ciclovia inacabada na estrada do Pontal do Ipiranga
Obra custou quase 4 milhões e no local um ciclista morreu atropelado.
Moradores cobram ciclovia inacabada na estrada do Pontal do Ipiranga.
Moradores do bairro Residencial Rio Doce, nos últimos dias, voltaram a questionar a segurança na rodovia ES 248, que liga Linhares até o Pontal do Ipiranga.
É que uma ciclofaixa que vai do bairro Aviso até o Mata do Cacau, teve as obras paralisadas e seguem paradas, causando transtorno e insegurança para muitos ciclistas, que usam a estrada para acessar a sede e o centro do município.
Em 2020 a obra parou e foi retomada, e deveria ser concluída em 360 dias, mas ainda não foi entregue. Segundo o Tribunal de Contas do Estado, a obra custou quase 4 milhões aos cofres públicos.
A obra tem como meta implantar a ciclovia ligando o bairro Aviso até ao Residencial Rio Doce e a Mata do Cacau. Ao todo, deveriam ser quase 5 quilômetros de área exclusiva para ciclistas.
A insegurança no local já deixou uma vítima fatal. O ciclista Oswaldo de Jesus, de 53 anos de idade, morreu atropelado por um carro enquanto seguia para o trabalho.
Recentemente, uma comitiva formada por dez dos 17 vereadores de Linhares visitaram a obra pedindo explicações da Prefeitura de Linhares.
Questionada pela redação do portal O Singular, a Prefeitura de Linhares emitiu uma nota, que segue:
“A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos, informa que em função do descumprimento de cláusulas contratuais, realizou uma rescisão unilateral do contrato e que está em curso licitatório para contratação de empresa especializada para conclusão da obra de implantação de ciclovia entre o bairro Aviso e Residencial Mata do Cacau, neste Município de Linhares/ES.
Tão logo o procedimento esteja concluído, a obra será reiniciada.”