Siga nossas Redes

SAÚDE

Novembro Azul: Findes apoia mês da conscientização pela saúde do homem

Publicado

em

Chegou o momento de lembrar que cuidar da saúde também é coisa de homem! O mês de novembro é marcado pela campanha “Novembro Azul”, conhecida mundialmente pela promoção da saúde do homem e a prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, como o câncer de próstata.  

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) apoia a divulgação de movimentos que incentivam os cuidados com a saúde. A entidade lançou a campanha interna e externa “Não ignore esse toque”, fazendo alusão ao mês Novembro Azul e à importância do exame de próstata. Para a presidente da Findes, Cris Samorini, tanto a campanha “Outubro Rosa” quanto a “Novembro Azul”, podem colaborar para um diagnóstico precoce da doença e, o mais importante, salvar vidas.  

“É muito importante o apoio às campanhas que promovem os cuidados com a saúde. Elas incentivam as pessoas a buscarem os cuidados necessários e, principalmente, a realizarem os exames que ajudam no diagnóstico de possíveis doenças. A campanha Novembro Azul reforça a importância de exames de rotina entre os homens, contribui para divulgar mais informações relacionadas ao câncer de próstata, além de auxiliar a quebrar os tabus”, destaca Cris. 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o primeiro câncer mais incidente entre os homens no Brasil, depois do câncer de pele. O INCA divulgou uma cartilha com informações sobre o câncer de próstata, seus fatores de risco e as formas de detecção. Além disso, no material, também é incentivado a busca por um profissional de saúde. Clique aqui e conheça a cartilha!  

Dúvidas sobre o tema: 

– O que é a próstata? 

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. 

– O que é o câncer de próstata? 

No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele. Acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. A doença pode demorar a se manifestar,exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. 

– Quais os sintomas? 

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: 

• Dor óssea; 

• Dores ao urinar; 

• Vontade de urinar com frequência; 

• Presença de sangue na urina e/ou no sêmen. 

Quais os fatores de risco? 

• Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio; 

• Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer; 

• Obesidade. 

Marketing de conteúdo, acadêmico de Direito e fundador do Portal de Notícias O Singular. Redator de notícias em Política, Fé e de utilidade pública.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

SEJA UM AGENTE DA INFORMAÇÃO

portaldenoticiasosingular@gmail.com

Instagram: @osingularportaldenoticias

 

Participe do nosso site enviando sugestões de conteúdo, fatos e os acontecimentos registrados por você. Seja um agente da informação! Seja diferente, seja Singular!

GRUPO NO WHATSAPP

Advertisement

MAIS LIDAS