Siga nossas Redes

SAÚDE

Pontal do Ipiranga terá vacinação contra a Covid-19 e Gripe no primeiro dia de 2022

Publicado

em

No primeiro dia do ano de 2022, a unidade de saúde do Pontal do Ipiranga, no litoral de Linhares, estará aberta das 7 às 19 horas para vacinar os turistas e veranistas que queiram atualizar o ciclo vacinal contra a Covid-19 ou se imunizar contra a gripe. A iniciativa da Prefeitura de Linhares é ampliar a cobertura vacinal num dos destinos mais procurados pelos linharenses e capixabas no Réveillon.

Mas, para quem quer viajar já vacinado contra o novo coronavírus ou a gripe também terá duas unidades de saúde abertas na próxima sexta-feira, dia 31, último dia do ano de 2021. As salas de vacinação das unidades de Bebedouro e Planalto estarão abertas das 7 às 19 horas com as duas vacinas disponíveis.

Nas três unidades, as pessoas podem se vacinar com as doses D1, D2 e D3, além da vacina contra a Influenza, sem precisar agendar horário. Para receber a vacina, é preciso apresentar documento de identificação com foto, Cartão do SUS ou CPF. Os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsável.

Os intervalos para a aplicação da vacina contra a Covid-19 entre a segunda e terceiras doses são os seguintes: acima de 60 anos, o ciclo é de três meses. Abaixo de 60 anos e acima de 18 anos, o intervalo entre a segunda dose e a dose de reforço (D3) é de quatro meses.

Vale relembrar os ciclos da vacinação entre a primeira e segunda doses. A aplicação da segunda dose deve respeitar os intervalos que seguem:  imunizante Astrazeneca, ciclo de 56 dias; Coronavac, 28 dias; Pfizer, ciclo de 56 dias. Em Linhares, 21 mil pessoas não retornaram as unidades de saúde para receber a segunda dose dos imunizantes.

Vacinados Covid-19 em Linhares

O município de Linhares aplicou até agora 270.782 doses da vacina contra a Covid-19. A primeira dose foi aplicada em 138.027 pessoas. A segunda dose em 108.195. As doses de reforço (D3) foram aplicadas em 24.444 pessoas.  Os números da dose única são sempre considerados para primeira e segunda doses.

Com isso, 96,9% da população vacinável acima de 12 anos já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Linhares. O percentual acima de 18 anos atinge 98,7%. Os vacinados com a segunda dose alcançam 84,5%. Terceira dose (D3), ou dose de reforço, 13,75%.

A população vacinável em Linhares (acima de 12 anos), é de 143.236 pessoas. A referência é fornecida pelo Ministério da Saúde.

Influenza

Com avanço do número de casos de H3N2 no Espírito Santo, a secretaria municipal de Saúde de Saúde de Linhares ressalta a importância das pessoas buscarem a vacina contra a Influenza, que protege contra os principais vírus da gripe em circulação no Brasil, incluindo o H3N2 e o H1N1.

Desde abril, a campanha de imunização contra a Influenza acontece em todo o país e, neste momento, todas as pessoas com mais de seis meses de idade podem receber a vacina. Para receber a vacina contra a Influenza, as pessoas devem ir até um dos pontos de vacinação e apresentar um documento original com foto ou CPF, e a carteira de vacinação.

Publicitário, acadêmico de Direito e redator do Portal de Notícias O Singular. Escrevo notícias de diversas categorias, como: Geral, Política, Fé e de utilidade pública.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Advertisement

SEJA UM AGENTE DA INFORMAÇÃO

[email protected]

 (27) 99257-7565

Participe do nosso site enviando sugestões de conteúdo, fatos e os acontecimentos registrados por você. Seja um agente da informação! Seja diferente, seja Singular!

Advertisement

MAIS LIDAS