Siga nossas Redes

Prefeitura de Linhares e Fundação Renova assinam acordo para construção de Estação de Tratamento de Água de Degredo

Publicado

em

O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, e o diretor presidente da Fundação Renova, André de Freitas, assinaram nesta sexta-feira, dia 8, o Acordo de Cooperação para execução das obras do Sistema de Abastecimento de Água da Comunidade Quilombola de Degredo, um investimento na ordem de R$ 10 milhões. Na ocasião, também foi entregue uma viatura policial para atender à Coordenação da Defesa Civil de Linhares.

O recurso será repassado via ordem judicial, como medida compensatória pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), há quase 7 anos, buscando mitigar os impactos ambientais ocasionadas. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares (Saae) será o gestor do contrato.

O prefeito Bruno Marianelli, destacou que esse acordo é uma antiga reivindicação dos moradores de Degredo que hoje está sendo atendida.

“Esse termo vai atender toda a comunidade de Degredo que depois de muita luta contará com água tratada, de qualidade. Recebemos, também, uma viatura para a Defesa Civil trabalhar no auxílio da população, quando necessário, e anunciaremos, junto a Renova, importantes projetos de sistemas de esgotamento sanitário no interior do município para levar mais qualidade de vida aos linharense”, destacou o prefeito.

Jadilson Lino de Oliveira Gomes, da Comissão Quilombola de Degredo e membro do Comitê Interfederativo (Cif), comentou da alegria de concretizar uma luta que se estende por anos. “Esse momento representa uma grande conquista para comunidade quilombola, de sabermos que uma luta que vem desde 2015 agora é concretizada. Saber que minha comunidade terá água tratada e de qualidade é uma grande alegria”, disse.

A presidente da Associação dos Pescadores Extrativistas e Remanescentes de Quilombo de Degredo (Asperqd), Cléia da Silva Costa, também falou sobre a conquista da comunidade. “Essa vitória é um privilégio muito grande para nós moradores, afinal, água é fundamental, é vida. Hoje não temos água de qualidade para molhar as hortaliças, por isso, esse momento é de agradecimento”, comentou.

O diretor presidente da Fundação Renova, André de Freitas, informou sobre essas duas importantes ações para Linhares. “Esse acordo vem para atender toda a comunidade de Degredo que hoje tem uma água de qualidade sofrida, e passará a ter água potável, tratada. Esses são recursos de ações compensatórias que trabalhamos tanto a questão de água tratada para consumo, tratamento de esgoto e apoio à Defesa Civil para situações de emergência prestadas à população”, frisou o presidente da Renova.

Em janeiro de 2022, a Fundação Renova repassou, judicialmente, cerca de R$ 2 milhões para que a assessoria técnica da Associação dos Pescadores Extrativistas e Remanescentes de Quilombo de Degredo (Asperqd) mantenha o fornecimento de água potável (aquisição e distribuição de água) à Comunidade Quilombola do Degredo por 22 meses – período estimado para conclusão das obras.

Entrega de viatura à Defesa Civil

Foi repassado à Coordenação da Defesa Civil de Linhares pela Fundação Renova uma viatura tipo camionete toda equipada, com drone, tabletes, alavancas, martelos, discos diamantados, esquadros, câmeras de inspeção, trenas mecânicas, pregadores pneumáticos e equipamentos tipo serra para corte de madeira. A iniciativa faz parte do Plano de Contingência da região de Linhares.

Também estiveram presentes na ação, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fabrício Hérick Machado; o gerente de Relacionamento Institucional, Willian Ramos Abdalla; a Coordenadora de Relacionamento Institucional do ES, Giselle Coelho; o especialista em Relacionamento Institucional ES, Gilson Dias; o presidente da Câmara Municipal de Linhares, Roque Chile; os vereadores Waldeir de Freitas e Juninho Buguiu; o tenente BM Patrick Scopel, da coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC); o diretor do Saee, Waldiney Siqueira; o diretor da Defesa Civil de Linhares, Antônio Carlos dos Santos; o presidente da Associação de Produtores Rurais do Degredo, Jacques Mazzei; e o presidente da Associação de Moradores e Produtores Rurais de Degredo (Amprod), Paulo Borges dos Santos.

Marketing de conteúdo, acadêmico de Direito e fundador do Portal de Notícias O Singular. Redator de notícias em Política, Fé e de utilidade pública.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

SEJA UM AGENTE DA INFORMAÇÃO

portaldenoticiasosingular@gmail.com

Instagram: @osingularportaldenoticias

 

Participe do nosso site enviando sugestões de conteúdo, fatos e os acontecimentos registrados por você. Seja um agente da informação! Seja diferente, seja Singular!

GRUPO NO WHATSAPP

Advertisement

MAIS LIDAS