Siga nossas Redes

SAÚDE

Programa Saúde na Escola reforça ações de prevenção a alunos da rede de ensino em Linhares

Publicado

em

Acontecem esta semana, em Linhares, as ações do Programa de Saúde na Escola (PSE), organizadas pelas articuladoras do programa federal, as equipes de Saúde da Família (ESF), da Secretaria Municipal de Saúde, e da Secretaria Municipal de Educação. O programa busca o desenvolvimento da formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

Nesta segunda (08), a abordagem foi na Escola Castelo Branco, no centro da cidade. Os alunos receberam orientações na palestra “Alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil” com a nutricionista Vanessa Margon, que é referência técnica do Programa de Alimentação e Nutrição do município.

As palestras prosseguem esta semana em mais duas escolas. Na quinta (11), a ação será na escola Angelo Recla, em Rio Quartel, às 8 da manhã. Os temas serão “Prevenção e combate ao mosquito aedes aegypti, Prevenção da Covid-19 e Prevenção da obesidade infantil”. Na sexta (12), será a vez da escola Maria da Penha Pazito, no bairro Interlagos Dois, às 7 e meia da manhã, com a palestra “Prevenção e combate ao mosquito aedes aegypti e Prevenção da Covid-19”.

Os palestrantes são profissionais de saúde do município. As equipes da ESF são

compostas por enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, agentes de saúde e saúde bucal (Odonto e ACD), e contam com as parcerias de profissionais especializados da rede de saúde e CRAS.

Programa

O PSE existe desde 2017 e atende a educação infantil e fundamental. As pautas são pontuadas pelo Ministério da Saúde – Programa Nacional de Saúde na Escola. Os temas específicos a serem trabalhados são pontuados entre saúde e gestão escolar.

O programa é uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação que tem a finalidade de contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica, por meio da articulação entre os profissionais de saúde da Atenção Primária e dos profissionais da educação.

A iniciativa é uma estratégia de integração permanente da Saúde e Educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. Assim, as políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação básica pública se unem para promover saúde e educação integral, fortalecendo as ações de enfrentamento de vulnerabilidades, ampliando o acesso aos serviços de saúde e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes.

Marketing de conteúdo, acadêmico de Direito e fundador do Portal de Notícias O Singular. Redator de notícias em Política, Fé e de utilidade pública.

Continue Lendo
Advertisement

SEJA UM AGENTE DA INFORMAÇÃO

portaldenoticiasosingular@gmail.com

Instagram: @osingularportaldenoticias

 

Participe do nosso site enviando sugestões de conteúdo, fatos e os acontecimentos registrados por você. Seja um agente da informação! Seja diferente, seja Singular!

GRUPO NO WHATSAPP

Advertisement

MAIS LIDAS