Economia
Quatro municípios Capixabas entram para SUDENE
Os municípios de Itaguaçu, Itarana, Aracruz e Governador Lindenberg passaram a integrar a SUDENE, após a derrubada do veto n°32., na última segunda-feira (27) , durante uma sessão conjunta do Congresso Nacional. O veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi derrubado com 435 votos.
O veto excluía municípios do Espírito Santo e de Minas Gerais. No entanto, agora com sua derrubada, os municípios de Itarana, Itaguaçu, Aracruz e Governador Lindenberg garantem sua entrada na SUDENE.
A ação também foi articulada pelo deputado Neucimar Fraga, que desde 2008 trabalha nesta causa. O parlamentar apresentou o PLP 403/2008, que sugere a inclusão de todos os municípios Capixabas na SUDENE.
“Com um bom diálogo chegamos a um acordo para a derrubada do veto presidencial, permitindo a entrada dos municípios capixabas na SUDENE. A medida vai promover melhores condições de rentabilidade e competitividade para as empresas e com isso garantirá mais desenvolvimento, alavancando a economia do nosso ES”, destacou o parlamentar.
Logo quando o veto foi publicado, o coordenador da Bancada Capixaba, Deputado Federal Da Vitória (Cidadania), disse ter iniciado, junto ao deputado Evair de Melo, vice-líder do Governo, um diálogo para mostrar a importância da ampliação da área da Sudene em incluir esses municípios.