Siga nossas Redes
'
');

DESTAQUES

Verão inicia: como fica a previsão do tempo para o fim de ano no ES?

Publicado

em

O verão começa nesta terça-feira (21). No Espírito Santo, de maneira geral, a estação é marcada por ser um período chuvoso e quente.

O dia do início da estação é chamado de solstício de verão – quando o hemisfério sul viverá o dia mais longo do ano e, portanto, a noite mais curta. De acordo com o coordenador de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Hugo Ramos, a média acumulada de precipitação para a estação supera os 450 mm na maior parte do estado.

Valores maiores que 600 mm são registrados na região do Caparaó. As regiões litorâneas registram entre 300 e 400 mm. As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 28 a 30 °C na Região Serrana e 31 a 33 °C nas demais regiões.

As temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 17 a 18 °C na Região Serrana e 21 a 23 °C nas demais regiões. Para o período do Natal, as condições apontam para um tempo instável, com previsão de chuva nos dias 24 e 25 nas cidades mais afastadas do trecho litorâneo, mas pode chover rápido no começo do dia nas áreas mais próximas do litoral.

Já na passagem deste ano para 2022, as tendências iniciais apontam para a ocorrência de chuvas isoladas em todas as regiões do estado.

De acordo com algumas análises preliminares do Incaper, o prognóstico climático aponta que a chuva deverá ficar em torno da normal ou ligeiramente abaixo da média em todo o estado durante a estação, com atenção especial para a ocorrência de veranicos (período prolongado de pouca nebulosidade) entre os meses de janeiro e fevereiro.

No entanto, segundo o órgão, essa tendência se ratifica conforme as atualizações diárias da previsão do tempo, uma vez que pode haver alguns eventos de chuva volumosa distribuídos em algumas áreas do ES.

De acordo com o último prognóstico climático, a tendência é que a temperatura deverá ficar em torno da média em todo o estado.

No verão, são observadas as maiores temperaturas do ano no Espírito Santo, uma vez que é o trimestre mais quente. Levando em conta apenas os valores extremos, em dias em que há pouca nebulosidade, as temperaturas podem ficar superiores a 28-30 °C na Região Serrana e 31-33°C nas demais regiões.

com inf do G1.

Publicitário, acadêmico de Direito e redator do Portal de Notícias O Singular. Escrevo notícias de diversas categorias, como: Geral, Política, Fé e de utilidade pública.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Advertisement

SEJA UM AGENTE DA INFORMAÇÃO

[email protected]

 (27) 99257-7565

Participe do nosso site enviando sugestões de conteúdo, fatos e os acontecimentos registrados por você. Seja um agente da informação! Seja diferente, seja Singular!

Advertisement

MAIS LIDAS