Siga nossas Redes

NOTÍCIAS DE LINHARES

Projeto de Lei cria sessão de cinema adaptada para autistas em Linhares

Publicado

em

PROJETO DE LEI CRIA SESSÃO DE CINEMA ADAPTADA PARA AUTISTAS

No próximo dia 14 completa-se um mês da aprovação do Projeto de Lei que cria adaptações para os cinemas de Linhares.

Aprovado no dia 14 de março de 2022 durante Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Linhares, o PL 7515/2021 cria o Cinema Azul, projeto que institui mudanças para as sessões de cinema do município.

Proposto pelo vereador Ronald Passos Pereira, o Roninho, e aprovado unanimemente pelos demais parlamentares, a propositura veio com o objetivo de conferir acessibilidade as salas de cinema para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

VEREADOR RONINHO – FOTO: ASSESSORIA DE COMUNIAÇÃO, RONALDO.

“Para a maioria das pessoas, ir ao parque, fazer uma viagem, passear pelo shopping e ir ao cinema são programas que fizeram muita falta durante o auge da pandemia da COVID-19, o que é super compreensível. Mas, para sorte delas, bastou que os casos diminuíssem para que as atividades voltassem ao normal”, comentou o Parlamentar.

Roninho continuou dizendo: “Para as pessoas com TEA não é bem assim. As sessões de cinema como conhecemos hoje podem ser, por vezes, insuportáveis para o portador desta condição que sente o mundo um pouco diferente de nós. Porém, isso não é motivo para mantê-los afastados, ao contrário, é razão para incluí-los.”

SOBRE O PROJETO

A proposta apresentada pelo parlamentar estabelece que todos os cinemas de Linhares terão que realizar, no mínimo, uma (01) sessão mensal adaptada para pessoas com autismo e seus familiares.

Dispõe ainda que, durante tais sessões, não será permitido a exibição de publicidades comerciais, bem como que as luzes do ambiente deverão ficar levemente acesas e o som deverá ser reduzido.

Por fim, propõe que a sala utilizada para a referida sessão deverá ser identificada pelo símbolo mundial do Espectro Autista e as famílias poderão acessar irrestritamente o local, podendo entrar e sair durante a exibição.

O projeto encontra-se em seus trâmites finais para ser publicado. Após este ato, os cinemas de Linhares terão 90 dias para realizar a primeira sessão adaptada.

Publicitário, acadêmico de Direito e redator do Portal de Notícias O Singular. Escrevo notícias de diversas categorias, como: Geral, Política, Fé e de utilidade pública.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Advertisement

SEJA UM AGENTE DA INFORMAÇÃO

[email protected]

 (27) 99257-7565

Participe do nosso site enviando sugestões de conteúdo, fatos e os acontecimentos registrados por você. Seja um agente da informação! Seja diferente, seja Singular!

Advertisement

MAIS LIDAS