Siga nossas Redes

SAÚDE

Vacinação infantil em Linhares: pais chegam cedo e mutirão inicia imunização

Publicado

em

A Prefeitura de Linhares iniciou, nesta quarta-feira (19), um mutirão de vacinação das crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19, na quadra do bairro Shell.

O local de aplicação do imunizante vai funcionar de 8 da manhã às 16 horas, no ginásio poliesportivo Idemar Uneda, no bairro Shell. 

A primeira criança a ser vacinada contra a Covid-19 em Linhares foi Kaio Nieiro Cuzzuol, de 11 anos, sem comorbidades. Ele estuda o 6º ano na Escola Maria da Penha Pazzito, no Bairro Interlagos, onde mora, e chegou ao no ginásio poliesportivo Idemar Uneda, no bairro Shell, bem cedo, às 6 e meia da manhã, acompanhado pela mãe, Katiane Nieiro Cuzzuol.

“Eu acho muito importante a vacina da Covid, como as outras também. Cheguei cedo para garantir a dose para o meu filho, e que todos os pais venham vacinar os seus filhos. Graças a Deus, demorou, mas chegou”, comemorou a mãe de Kaio. O menino disse estar feliz porque estava querendo mesmo tomar a vacina. “Doeu só um pouquinho, mas é melhor estar vacinado, disse após ser imunizado.

Com comorbidades, a primeira dose pediátrica foi aplicada em um menino de 8 anos com autismo e paralisia cerebral. Ele estava acompanhado dos pais, Alessandro de Souza e Andreza Cornélio Barbosa de Souza. “A vacina é essencial, principalmente porque a criança com baixa imunidade precisa desse cuidado. Estávamos ansiosos para garantir a proteção do nosso filho”, declarou Andreza.

O mutirão para a vacinação contra a Covid-19 em Linhares segue no ginásio do Bairro Shell. Os pais podem levar os filhos para receber o imunizante até as 16 horas.

Nesta primeira remessa, Linhares recebeu 1.030 frascos do imunizante pediátrico e segue rigorosamente o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. Hoje, estão sendo vacinadas crianças com comorbidades de 5 a 11 anos e crianças sem comorbidade com 11 anos de idade completos que residem na sede do Município.

As novas convocações da criançada serão de forma escalonada, em ordem decrescente de idade e serão informadas pelos canais oficiais da Prefeitura, dependendo do recebimento de novos lotes de vacina pelo município. A Secretaria de Saúde aguarda os novos lotes de vacina para distribuir às Unidades de Saúde da sede e do interior, e, assim, vacinar mais crianças.

“Seguindo o plano estadual de vacinação, vamos ampliar a população vacinável de 5 a 11 anos. Estamos recebendo as doses, e logo podemos aplicar as vacinas em outras camadas da faixa etária pediátrica. O atendimento hoje aqui no ginásio está sendo tranquilo”, informou a diretora da Vigilância Epidemiológica de Linhares, Jackelene Ramos de Barros.

O esquema vacinal será com duas doses, obedecendo o intervalo de oito semanas entre as aplicações. Os pais e/ou responsáveis deverão observar os cartões de vacinação das crianças uma vez que o intervalo de qualquer vacina de rotina tem que obedecer 15 dias para vacinação contra Covid.  Se a criança tiver sintomas gripais, é necessário aguardar 30 dias, após o início dos sintomas, para receber o imunizante.

Publicitário, acadêmico de Direito e redator do Portal de Notícias O Singular. Escrevo notícias de diversas categorias, como: Geral, Política, Fé e de utilidade pública.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Advertisement

SEJA UM AGENTE DA INFORMAÇÃO

[email protected]

 (27) 99257-7565

Participe do nosso site enviando sugestões de conteúdo, fatos e os acontecimentos registrados por você. Seja um agente da informação! Seja diferente, seja Singular!

Advertisement

MAIS LIDAS