Siga nossas Redes
'
    ');

    POLÍTICA NACIONAL

    Lula e Alckmin serão diplomados nesta segunda (12); Casagrande participa da Cerimônia

    Publicado

    em

    © Marcelo Camargo/Agência Brasil

    O presidente eleito, Lula e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, serão diplomados pelo TSE, o Tribunal Superior Eleitoral nesta segunda-feira (12).

    O Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), participa da cerimonia, que ocorre em Brasília hoje, por volta das 14h.

    Mas, na prática, o que significa a diplomação?

    Para a justiça eleitoral, a cerimônia de diplomação é uma etapa que marca, oficialmente, o fim do processo eleitoral.

    Na cerimônia, a Justiça Eleitoral reconhece que Lula e Alckmin foram eleitos pelo povo e estão com as contas em dia para tomem posse, no dia 1º de janeiro. Cada um recebe um diploma, assinado pelo presidente do TSE.

    Para a Justiça Eleitoral, a cerimônia de diplomação é uma etapa que marca, oficialmente, o fim do processo eleitoral. É o que detalha o doutor em ciência política Leandro Gabiati.

    Eleitos ou não, todos que concorreram às eleições precisam prestar contas da campanha à Justiça Eleitoral. Cabe ao TSE julgar uma por uma para atestar que o financiamento e o uso das verbas ocorreram dentro da legalidade.

    No caso de Lula e Alckmin, os juízes eleitorais declararam, de forma unânime, a legalidade das contas na semana passada.

    Essa decisão é um ponto importante para que os eleitos sejam diplomados nesta segunda. Na cerimônia, a Justiça Eleitoral reconhece que Lula e Alckmin foram eleitos pelo povo e estão com as contas em dia para a posse, no dia 1º de janeiro. Cada um recebe um diploma assinado pelo presidente do TSE.

    Os eleitos para os cargos de deputados, suplentes, governadores e senadores são diplomados pelos tribunais regionais eleitorais.

    TEXTO DE: Agência Brasil

    Publicitário, acadêmico de Direito e redator do Portal de Notícias O Singular. Escrevo notícias de diversas categorias, como: Geral, Política, Fé e de utilidade pública.

    Continue Lendo
    Advertisement

    SEJA UM AGENTE DA INFORMAÇÃO

    portaldenoticiasosingular@gmail.com

     (27) 99257-7565

    Participe do nosso site enviando sugestões de conteúdo, fatos e os acontecimentos registrados por você. Seja um agente da informação! Seja diferente, seja Singular!

    Advertisement

    MAIS LIDAS