POLÍTICA ESTADUAL
Deputado Estadual do PL Capitão Assumção é levado para quartel da PM pós ser preso pela PF
Na noite desta quarta-feira, dia 28 de fevereiro, o deputado estadual Capitão Assumção foi preso pela Polícia Federal, em cumprimento a uma decisão do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal. A ação ocorreu após o parlamentar ser acusado de descumprir medidas cautelares impostas pela suprema corte.
Desde dezembro de 2022, o deputado Capitão Assunção está cumprindo medidas restritivas, após uma operação da Polícia Federal realizada em 15 de dezembro, que resultou no cumprimento de 23 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de prisão preventiva. As ações ocorreram nas cidades de Vitória, Vila Velha, Serra, Guarapari e Cachoeiro de Itapemirim, com base em decisões do ministro Alexandre de Moraes.
As investigações têm como alvo indivíduos suspeitos de integrar e cometer atos da suposta milícia digital, com ataques ao Estado Democrático de Direito.. O senador Magno Malta, presidente do Partido Liberal no Espírito Santo, emitiu uma nota sobre o caso, expressando preocupação com a prisão do deputado estadual Capitão Assumção, do PL, conhecido por sua postura conservadora e alinhamento com o bolsonarismo.
Assunção, que utilizava uma tornozeleira eletrônica, estava proibido de acessar as redes sociais e frequentar locais públicos, como parte das medidas adotadas durante as investigações relacionadas aos eventos de 8 de janeiro. O deputado foi detido dentro de uma igreja.
Com quase 100 mil votos e uma postura assumidamente conservadora de direita, Capitão Assumção é um dos principais representantes políticos do estado do Espírito Santo, sendo o segundo deputado mais votado na última eleição. Por volta das 22h50 ele foi encaminhado para a sede do quartel da Polícia Militar, em Vitória, para procedimentos legais.