CIDADES
Famílias do ES vão receber apoio para desenvolver ações de restauração florestal
Uma parceria entre a Fundação Renova e o Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ, considerado uma das maiores ONGs do Brasil, vai desenvolver ações de restauração florestal em 200 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e recarga hídrica na bacia do rio Doce, além de fomentarem atividades de produção rural sustentável.
A ação será realizada junto a 140 famílias, nos municípios de Alto Rio Novo e Águia Branca, no Espírito Santo.
As atividades do projeto intitulado “A Educação como Agente de Mudanças: Agroecologia, Participação e Sustentabilidade para Assentamentos Rurais e Instituições na Bacia do Rio Doce” serão desenvolvidas ao longo de dois anos, nos assentamentos Rosa de Saron, Boa Esperança, Beija-flor e Lage.
Serão destinados cerca de R$ 3,9 milhões para a realização das atividades que incluem cursos, intercâmbios e ações de integração para as famílias. A proposta da ação é elaborar um projeto executivo exclusivo e dedicado para cada propriedade familiar, que contemple as atividades de restauração florestal e produção rural sustentável.
Para atingir o objetivo, a parceria vai oferecer assistência técnica participativa para as famílias, auxiliando-os na elaboração de estratégias e alternativas para o desenvolvimento rural sustentável e a melhoria da qualidade de vida da comunidade local. Além disso, serão abordados temas como a restauração de paisagens e a conservação dos recursos naturais com a participação de parceiros regionais.
De acordo com Antônio Sérgio Cardoso Filho, analista de Desenvolvimento Sustentável da Fundação Renova, a parceria vai muito além do apoio operacional. “É um trabalho de assistência técnica participativa, sem imposições, para que os técnicos identifiquem as potencialidades locais e ouçam os proprietários sobre seus históricos de cultivo, habilidades e anseios”, diz Filho.
Segundo o analista, além de uma radiografia atual do uso do solo nessas localidades, a parceria vai ampliar o nível de capacitação para que as áreas se tornem Unidades Demonstrativas. “A ideia é trazer modelos de Sistemas Agroflorestais (SAFs) que poderão ser aplicados em outras áreas da bacia do rio Doce.”
- ENTRETENIMENTO3 dias atrás
ExpoLinhares bate recorde de público com mais de 50 mil pessoas no show de Alemão do Forró e João Gomes
- DESTAQUES2 dias atrás
Expolinhares: Alemão do Forró revela sonho realizado de gravar com Eduardo Costa
- CIDADES7 dias atrás
Confira os horários de Ônibus da Expolinhares 2025
- ENTRETENIMENTO7 dias atrás
Expolinhares 2025: confira o que pode e o que não pode entrar na festa