Siga nossas Redes

AGRO

Incaper e Seag apresentam variedade de café conilon ‘Conquista ES8152’

Publicado

em

A variedade de café conilon ‘Conquista ES8152’ foi apresentada aos cafeicultores de Mantenópolis pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O evento aconteceu, nesta quinta-feira (18), e teve a participação de diversos cafeicultores do município do noroeste capixaba. Na ocasião, foram distribuídos 230 quilos de sementes da cultivar para os agricultores familiares.

A cultivar Conquista, propagada por semente, se adapta aos ambientes quentes do Espírito Santo e suporta bem as altas temperaturas e a insolação. A planta é vigorosa, mais tolerante à seca e apresenta moderada resistência à ferrugem, principal doença do café. O tamanho do grão é de médio a grande e apresenta qualidade de bebida superior. De acordo com o diretor-presidente do Incaper em exercício, Abraão Carlos Verdin, cada quilo de semente dá para fazer em média 2.500 mudas. Com a quantidade distribuída, é possível fazer o total de 575.000 mudas da variedade Conquista, para que os produtores efetivem o plantio em seus viveiros e depois usem as mudas para plantio.

“Os cafeicultores capixabas buscavam por um material, variedade de café conilon mais resistente à seca, com boa produtividade e boa qualidade. A cultivar Conquista veio para atender a esses anseios, sendo um resultado de anos de trabalho e pesquisas do Incaper. Nosso objetivo é esse, proporcionar tecnologia e promover um trabalho com maior qualidade para os agricultores familiares. Por isso, estamos apresentando a cultivar em Mantenópolis para levar um café que se adapta melhor às condições do município”, destacou Verdin.

“O município de Mantenópolis tem uma agricultura pujante, principalmente quando o assunto é café. Hoje os produtores estão recebendo a variedade Conquista, propagada por semente, uma variedade lançada pelo Incaper em 2019 e que hoje já colhe bons frutos. Estamos constantemente avançando na qualidade do setor cafeeiro, e sem dúvidas, o Incaper vem desempenhando um papel fundamental na transferência dessas tecnologias para melhorar a vida do homem e da mulher do campo”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto.

Na oportunidade, também foi entregue para a Prefeitura Municipal de Mantenópolis uma picape Fiat Strada zero km no valor de R$ 50 mil, fruto de emenda parlamentar, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Seag.

Os cafeicultores de Mantenópolis tinham uma grande demanda pela cultivar melhorada de café conilon, cerca de 300 quilos, no ano passado, conforme disse o coordenador do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) de Mantenópolis, Rodrigo Fernandes. Por não exigir grande necessidade de irrigação, a Conquista se adapta muito bem às condições do município, fazendo com que a demanda crescesse ainda mais.

“Em conjunto com a diretoria do Incaper, decidimos relançar a variedade aos cafeicultores de Mantenópolis por ter essa grande procura. O município tem um clima mais seco e frio e na nossa região essa cultivar mais forte tem um grande potencial de produção. Mantenópolis tem localidades mais montanhosas e altas, o que dificulta levar a irrigação para a lavoura de café. Na nossa região chove menos e o recurso hídrico está mais escasso. A Conquista traz o benefício de ser mais resistente à seca e faz com que os cafeicultores gastem menos com a irrigação”, explicou Fernandes.

As informações técnicas sobre a cultivar Conquista de café conilon estão disponíveis no folder elaborado pelo Incaper em 2019, ano em que a variedade foi lançada. A publicação está disponível na Biblioteca Rui Tendinha

Texto: Andreia Ferreira

Marketing de conteúdo, acadêmico de Direito e fundador do Portal de Notícias O Singular. Redator de notícias em Política, Fé e de utilidade pública.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

SEJA UM AGENTE DA INFORMAÇÃO

portaldenoticiasosingular@gmail.com

Instagram: @osingularportaldenoticias

 

Participe do nosso site enviando sugestões de conteúdo, fatos e os acontecimentos registrados por você. Seja um agente da informação! Seja diferente, seja Singular!

GRUPO NO WHATSAPP

Advertisement

MAIS LIDAS