Siga nossas Redes
'
');

Economia

Linhares é a 2ª cidade que mais gera empregos em todo o Espírito Santo.

Publicado

em

Linhares garantiu a 2ª posição no ranking das cidades que mais geraram empregos formais entre os meses de janeiro a abril deste ano em todo o Espírito Santo. O município registrou um saldo positivo de 1.705 empregos, há apenas uma posição da Serra, cidade que concentra a maior população do Espírito Santo.

Os dados foram divulgados pelo Novo Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho / Ministério da Economia (SEPRT/ME). Em Linhares, o número de admissões registradas nos quatro primeiros meses deste ano foi de 7.403, maior que o de demissões, que é de 5.698.

Os setores da economia que mais se destacaram neste período foram: indústria, com 729 novas vagas, serviços com 442 empregos, seguidos de comércio com 256 chances, agropecuária com 179 e construção que gerou 99 oportunidades no saldo acumulado.

Apesar de o país atravessar uma crise que vem afetando o sistema econômico dos municípios brasileiros, intensificada com a chegada da Covid-19, Linhares tem se mantido em posição de destaque neste cenário.

Os resultados, apresentados pelo Novo Caged, são reflexos de investimentos estratégicos voltados à infraestrutura, contas públicas em dia, fortalecimento e ampliação das empresas locais, eficiência da gestão municipal, diversificação e ampliação da dinâmica econômica, dentre outros fatores, que tem refletido no grande potencial de consumo.

O município tem atraído olhares de investidores do mundo todo, a exemplo da Olam Internacional e da Café Cacique, fábricas de café solúvel, que estão com suas obras a todo vapor, por exemplo.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, ressaltou, mais uma vez, a representatividade das indústrias e empresas locais que faz Linhares se consolidar como o maior polo de desenvolvimento econômico do estado do Espírito Santo e os investimentos constantes da Prefeitura, realizados na sede e interior do município, além da entrega dos serviços públicos de qualidade aos cidadãos.

“O destaque de Linhares na geração de emprego e renda, na diversificação da economia, é reflexo de um cenário que atrai olhares de investidores de todo o mundo. Enxugamos a máquina pública, temos investido em saúde, educação, obras estruturantes de infraestrutura, dentre outros, para proporcionar melhorias à qualidade vida da população, o que têm colaborado para criação de um ambiente de negócio cada vez melhor. Também eliminamos burocracias para abrirmos caminhos e tornar acessível à vida de quem deseja empreender, focando em ações estratégicas para atração de novos investimentos, no fortalecimento das empresas locais e na matriz enérgica e logística”, destacou o prefeito Guerino.

Guerino frisou a recente Nota 10 concedida a Linhares pela Controladoria Geral da União (CGU), órgão do Governo Federal, sendo o único município capixaba e um dos oito do país a estar no topo do ranking em transparência no Brasil.

“A Nota 10 da CGU e a Nota A do Tesouro Nacional, ambos órgãos do Governo Federal, ajudam o Município de diversas formas: mostra a eficiência do serviço público, transmite confiança para quem busca as informações e serve como fator decisivo para os empresários que pretendem investir em cidades brasileiras, e, em especial em Linhares”, finalizou o prefeito.

EMPREENDIMENTOS CONFIRMADOS

Olam Internacional, Café Cacique, Brinox, Fibracem, P2A Embalagens Ltda, Fimag, Grupo Carone, Linhares Medical Center, Britânia, Randon, Milfarma, Megatec, Max Cor, Valeo, Cranfos e Craft. Além da expansão Brametal, ampliação da WEG e expansão da Proteinorte, Pump do Grupo Dompel e Craf Brasil.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Urbano, Luiz Fernando Lorenzoni, pontuou que para 2021 outras empresas estão previstas para serem implantadas no município e, muitas das já instaladas em 2019 e 2020, estão em processo de ampliação, o que refletirá na geração de novas oportunidades.

“Organizamos o ambiente de Linhares, de forma institucional, passando aos investidores segurança na escolha do município para realizar os seus investimentos. Nos preocupamos também com as questões relativas à infraestrutura, fortalecimento da matriz enérgica e logística, com o treinamento e desenvolvimento de recursos humanos, numa parceria da Prefeitura de Linhares e o Sistema S (Sesi e Senai)”, frisou o secretário.

Além disso, somente com as obras públicas foram geradas mais de 3 mil oportunidades de emprego.

Ranking do saldo acumulado de empregos de janeiro a abril de 2021:1º Serra – 3.639 empregos2º Linhares – 1.7053º Aracruz – 1.5874º Vitória – 1.4995º Cachoeiro de Itapemirim – 1.3496º São Mateus – 9447º Vila Velha – 5178º Sooretama – 4949º Cariacica – 45110º Castelo – 371

Publicitário, acadêmico de Direito e redator do Portal de Notícias O Singular. Escrevo notícias de diversas categorias, como: Geral, Política, Fé e de utilidade pública.

Continue Lendo
Advertisement

SEJA UM AGENTE DA INFORMAÇÃO

[email protected]

 (27) 99257-7565

Participe do nosso site enviando sugestões de conteúdo, fatos e os acontecimentos registrados por você. Seja um agente da informação! Seja diferente, seja Singular!

Advertisement

MAIS LIDAS