Siga nossas Redes

ESTADO

Segurança: ES alcança menor número de homicídios desde 1996

Publicado

em

secretaria de segurança - números 2023

Números da segurança do Espírito Santo mostram a menor ocorrência de homicídios da série histórica. Na manhã desta terça-feira, o governador Renato Casagrande recebeu a imprensa na para falar sobre as ações do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. E ainda fez um balanço em relação à Segurança Pública no ano passado.

Em 2022, a Secretaria de Segurança Pública registrou 1007 homicídios. Mas, em 2023, foram 978. Ou seja, 29 casos a menos, o que representa uma redução de 2,9%.

Na Região Metropolitana ocorreram 464 mortes, sendo que em 2022 foram 531 pessoas assassinadas. Apesar disso, em Vitória o número de homicídios aumentou de 70 para 85 em um ano.

E Vila Velha liderou o ranking de homicídios dolosos em todo o Estado, com 119. Porém, o número simboliza uma diminuição de 25,9% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 159 assassinatos.

Região Norte


As regiões Norte e Noroeste registraram aumentos de 13,1% e 27,4% respectivamente. Na região Norte, as forças de segurança registraram 233 crimes, em 2023, contra 206 no ano anterior.

Linhares aparece em quinto lugar no ranking das cidades com maior ocorrência de assassinatos. E lidera no norte do Espírito Santo, com 77 ocorrências. Em seguida, veio São Mateus, com 40 mortes. A diferença é que de 2022 (61 mortes) para 2023, o número de assassinatos cresceu em Linhares ; enquanto em São Mateus caiu, porque foram 42 casos em 2022.

Em Aracruz foram 21 ocorrências e em Fundão, houve aumento de 133% nos casos, com 7 homicídios registrados contra 3 em 2022.

Principais resultados


Além da queda do número de homicídios, houve aumento nas apreensões de arma de fogo. Bem como redução nos principais indicadores de furtos e roubos e menor letalidade policial.

Em 2022, o governo estadual registrou 38291 casos de furtos e roubos. Já em 2023 foram 34069.

E as forças de segurança apreenderam 4.005 armas. Nesse montante, 257 sub-metralhadoras, 79 metralhadoras, 59 rifles e 24 escopetas. Além de 19 fuzis.

Apesar da queda no número total de ocorrências, os casos de furtos em via pública aumentaram 11,1%. Bem como os furtos em transporte público que subitam em 9,1%. Já o recorde de aumento foi nos casos de roubo em transporte coletivos que aumentaram 23,5% no ano passado em relação a 2022.

Além do governador Casagrande, particparam da coletiva de imprensa o secretário de Estado de Economia e Planejamento e coordenador do Programa Estado Presente, Álvaro Duboc. Bem como o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho. E os comandantes das forças policiais do Espírito Santo.

Desafios


Durante a apresentação, o coronel Ramalho destacou enumerou ainda os principais desafios para a segurança pública. Entre eles, o policiamento em morros e a questão do efetivo. Nos morros, a dificuldade não está apenas ma geografia e topografia. Mas, também no fato de ter escadas e vias estreitas e a resistência da comunidade. Bem como ameaças e emboscadas; e as rotas de fuga.

Já na questão do efetivo, há defasagem no quadro pessoal, sobrecarga de trabalho e aumento de estresse. Além da dificuldade no tempo resposta.

Outro obstáculo a efetividade da segurança é a Legislação Penal. Além de penas brandas, o “prende e solta”, a “progressão de regime” e os “trâmites processuais demorados” são fatores negativos.

A criminalidade juvenil, entre pessoas de 15 a 29 anos, também é desafio. “O perfil de quem mata é parecido com o perfil de quem morre“, aponta Ramalho. E aqui há uma estreita ligação com o tráfico de drogas. “O tráfico de drogas é um negócio transnacional, com profundos reflexos na rede econômica”.


Continue Lendo
Advertisement

SEJA UM AGENTE DA INFORMAÇÃO

portaldenoticiasosingular@gmail.com

Instagram: @osingularportaldenoticias

 

Participe do nosso site enviando sugestões de conteúdo, fatos e os acontecimentos registrados por você. Seja um agente da informação! Seja diferente, seja Singular!

GRUPO NO WHATSAPP

Advertisement

MAIS LIDAS