Política
Secretário de obras falta convocação na Câmara de Linhares e deixa de prestar esclarecimentos
Empréstimos, obras paradas e alagamentos estavam em pauta
Os moradores de Linhares ficaram revoltados com o não comparecimento do secretário de Obras, João Cleber Bianchi, que deveria ocorrer na última sessão da Câmara de Linhares, nesta segunda-feira (13).
O atual secretário, que está na pasta há muitos anos, fez parte de gestões anteriores, do ex-prefeito Guerino Zanon. João Cleber continuou como secretário de obras na gestão de Bruno Marianelli, que recentemente fez algumas alterações no secretariado municipal.
Moradores e vereadores aguardavam a ida do secretário, que mandou apenas um relatório para justificar sua falta diante das indagações que seriam realizadas.
Dentre as demandas, estavam em pauta os prejuízos causados pelas chuvas, como os constantes alagamentos no bairro interlagos. Moradores chegaram a levar faixas em forma de protestos contra o atual secretário.
Segundo fontes da Câmara Municipal, a ausência do Secretário não implica em nenhum tipo de cassação ao seu cargo. No entanto, a Lei Orgânica do município diz que, se caso ocorra a falta mediante a convocação por comissão ou pelo presidente da casa legislativa, isso pode ser considerado como crime de responsabilidade. Aparentemente, foi por isso que houve o descaso por parte do gestor, já que a convocação aconteceu mediante ao requerimento do vereador Professor Antônio César.
Para que se pudesse aplicar algum tipo de sanção, seria necessário mexer no regimento da casa, no entanto, a base contrária ao atual Prefeito tem apenas 10 vereadores, sendo que para alterar o regimento o número de votos necessários seria bem maior.
Vereadores da oposição disseram que “isso não vai ficar assim” e que ele seria convocado novamente. Procurada, a Prefeitura de Linhares não respondeu ao email da redação até o fechamento desta matéria.