GRANDE VITÓRIA
Vitória e o Espírito Santo recebem Nota A no Tesouro Nacional
O Governo do Espírito Santo conquistou novamente a Nota A na Capacidade de Pagamento do Estado (Capag) em avaliação divulgada nesta quarta-feira (15) pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Ministério da Economia. O resultado é referente às atividades do ano de 2020.
O resultado serve para demonstrar qual estado é bom pagador perante a União em casos de empréstimos. De acordo com o Governo do ES, o resultado segue a metodologia que avalia três indicadores: endividamento, poupança corrente e liquidez.
O primeiro indicador é calculado pela relação entre a dívida consolidada e a receita corrente líquida. O segundo é definido pela relação entre a despesa corrente e a receita corrente ajustada. Já o terceiro é calculado pela relação entre as obrigações financeiras e a disponibilidade de caixa bruta. Em todos os três indicadores, o Espírito Santo recebeu a nota máxima.
“Essa não é uma conquista do nosso governo, mas sim de todos os capixabas” comemorou o Governador Renato Casagrande.
Além da conquista estadual, o município de Vitória também conquistou nota “A” no Tesouro Nacional. Esse é o segundo ano consecutivo que a capital conquista a nota.