ALES EM FOCO
Audiência pública vai discutir implantação do modelo das escolas cívico-militares no ES.
O modelo educacional das escolas cívico-militares será o tema de audiência pública virtual promovida pela Comissão de Educação nesta terça-feira (22), às 19 horas. A transmissão acontece ao vivo no canal da TV Assembleia e no canal do YouTube. No Espírito Santo, a cidade de Viana já conta com uma escola cívico-militar e a previsão é que deve receber outra. Os municípios de Vitória, Cariacica e Vila Velha também demonstraram interesse no programa do Governo Federal.
O Governo Federal é quem oferece as escolas cívico militares. Entretanto, a adesão não é obrigatória.
Segundo o governo federal, a ideia é implantar 216 unidades até 2023 no País, contudo cabe aos estados e municípios demonstrarem interesse na adesão do modelo escolar. Mas o modelo é criticado por Iriny Lopes (PT), deputada proponente da audiência, que faz parte do maior partido de oposição ao governo federal. A deputada classifica o programa como de cerceamento ao pensamento livre, além de considerá-lo contrário à Constituição e à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Ainda participam da audiência o deputado federal Helder Salomão (PT); a doutora em Educação pela Ufes e integrante do Comitê Capixaba da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Sumika Hernandez-Piloto; e a professora de sociologia nas redes estadual e municipal de Cariacica e mestre em Educação Básica pela Ufes, Israel Bayer.
Além dos deputados, também devem debater o tema a professora da Ufes e coordenadora do Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espírito Santo, Gilda Cardoso de Araújo; o representante do Grupo de Pesquisa em Educação Comparada da Ufes Daniel Nascimento; e representante do segmento de mães, pais e responsáveis na Escola Municipal Éber Louzada Zippinoti, em Vitória, Mariléia Dionísio.