Siga nossas Redes
'
');

ALES EM FOCO

Torino Marques defende que Forró de Itaúnas seja patrimônio artístico e cultural imaterial do ES.

Publicado

em

Projeto de sua autoria foi vetado pelo Governador Renato Casagrande (PSB).

Nesta quarta-feira (30), o deputado estadual Torino Marques (PSL) usou a Fase das Comunicações para defender o Projeto de Lei (PL) 696/2019, que declara o Forró de Itaúnas como Patrimônio Artístico e Cultural Imaterial do Espírito Santo. De autoria do parlamentar, a matéria recebeu veto total do governo do Estado e integrava a pauta da sessão ordinária, mas não foi apreciada pela Comissão de Justiça.

“Eu sabia que, tendo êxito ou não em fazer valer a proposta, o mérito ou a derrota não afetariam a mim diretamente, mas à pujante cultura e toda uma cadeia de negócios dessa arte que hoje é admirada em muitos lugares”, avaliou o parlamentar.

Mesmo sem aprovação formal, Torino considera o Forró de Itaúnas patrimônio imaterial dos capixabas. Iniciado no ano de 1985, com “impulso significativo” a partir de 2000, sendo conhecido por todo Brasil e até no exterior. “Aquilo que começou como uma variante cultural do forró, com a devida influência nordestina, tornou-se um estilo de dança típico”, destacou, acrescentando a realização de eventos no Brasil e em outros países. 

O parlamentar também lembrou da contribuição do ritmo musical para a área econômica, com a geração de emprego e renda. Segundo Torino, na região existem bares, restaurantes, hospedarias, casas de show, empresas de eventos e demais negócios, que fazem a economia girar. “Vamos adotá-lo como patrimônio da nossa identidade cultural”, defendeu. Presidindo a sessão, o Deputado Marcelo Santos (Pode) adiantou o seu voto a favor da iniciativa do colega. 

Com informações da ALES.

Publicitário, acadêmico de Direito e redator do Portal de Notícias O Singular. Escrevo notícias de diversas categorias, como: Geral, Política, Fé e de utilidade pública.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

SEJA UM AGENTE DA INFORMAÇÃO

[email protected]

 (27) 99257-7565

Participe do nosso site enviando sugestões de conteúdo, fatos e os acontecimentos registrados por você. Seja um agente da informação! Seja diferente, seja Singular!

Advertisement

MAIS LIDAS