Siga nossas Redes

ALES EM FOCO

Capacitar para Legislar: Ales e Ascamves realizam curso de para vereadores do ES.

Publicado

em

Em solenidade realizada nesta quinta-feira (1º), foi formalizado o termo de parceria entre a Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo (Ascamves) e a Assembleia Legislativa (Ales) para a realização de cursos, por meio do projeto “Capacitar para Legislar”, voltados para os legisladores municipais. Os participantes ressaltaram a importância da capacitação e os reflexos em melhorias para a população capixaba.

Pessoas reunidas no Plenário Dirceu Cardoso

O presidente da Ales, Erick Musso (Republicanos), lembrou da responsabilidade que os vereadores têm, sobretudo em prol dos mais necessitados. Conforme disse, nas mãos dos edis está confiada “a maior responsabilidade de um cidadão, que é o voto”. Em um cenário de pandemia, Musso deixou uma mensagem de otimismo, para que as pessoas deem valor ao que elas possuem, como família, trabalho e saúde.

Já o presidente da Ascamves, Wagner França (PT), enalteceu a iniciativa, iniciada em 2019 e realizado em formato virtual em 2020. “Esse projeto ‘Capacitar para Legislar’ reflete a essência de um dos principais objetivos para o qual a Ascamves foi criada: a capacitação constante dos vereadores e servidores do Legislativo municipal”.

França pediu empenho aos colegas para que estimulem a adesão de câmaras municipais à associação. Segundo apresentou, a meta é filiar pelo menos 50% das casas legislativas dos municípios neste ano. “É primordial que as câmaras estejam filiadas à associação para fortalecer a nossa classe”, avaliou ele, que pediu protagonismo aos vereadores na construção de políticas públicas.

Titular da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho de Vitória, Neuzinha lembrou que o vereador passa por um “concurso público com prazo de validade”, no qual deve mostrar trabalho em 1.460 dias. Ex-membro da Casa legislativa da capital por 20 anos, sugeriu aos colegas que ouçam a comunidade e cobrem a aplicação da lei. “Vocês têm que estar muito prontos”, pontuou.

A atual secretária da Ascamves Mulher, Patrícia Crizanto (PSB), vereadora em Vila Velha, destacou que mesmo sendo maioria, as mulheres contam com poucas representantes na política. “A maioria do eleitorado no estado do Espírito Santo é formado por mulheres, que representam 52,3%”, observou. “E quando se trata de mulheres negras esse cenário ainda é mais desigual”, salientou.

Os dois primeiros temas que serão abordados no curso são: “Política e Direitos Humanos” e “Leis Orçamentárias”, ambos com 12 horas de carga horária. Os conteúdos serão ministrados, respectivamente, por Hernandes Bermudes e Ronye Berger, ambos servidores da Assembleia Legislativa e que também participaram da cerimônia de lançamento.

Também estiveram presentes no Plenário Dirceu Cardoso o deputado Marcos Garcia (PV); o vice-presidente da Ascamves e vereador de Marechal Floriano, Cezinha Ronchi (PSDB); o presidente da Câmara de Cachoeiro de Itapemirim, Brás Zagotto (PV); da Câmara de Itapemirim, José de Oliveira Lima (PDT); da Câmara de Atílio Vivácqua, Gilcimar da Rocha (DEM); de Venda Nova do Imigrante, Marcio Lopes (Cidadania); além dos vereadores de Pinheiros, Janete Akisaki (PSD); e de Linhares,  Alysson Reis (DC).

INF. ALES

Publicitário, acadêmico de Direito e redator do Portal de Notícias O Singular. Escrevo notícias de diversas categorias, como: Geral, Política, Fé e de utilidade pública.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Advertisement

SEJA UM AGENTE DA INFORMAÇÃO

[email protected]

 (27) 99257-7565

Participe do nosso site enviando sugestões de conteúdo, fatos e os acontecimentos registrados por você. Seja um agente da informação! Seja diferente, seja Singular!

Advertisement

MAIS LIDAS