Siga nossas Redes

CIDADES

Mudanças no funcionamento dos bares, comércio e no transporte público.

Publicado

em

De acordo com o 55º mapa de risco, partir da próxima segunda-feira (17), não haverá mais limite de horário para atendimento ao público na maioria dos estabelecimentos comerciais nas cidades classificadas no risco moderado. Mas a limitação de um cliente por cada 10 m², a obrigatoriedade do uso de máscaras e o distanciamento social em filas se mantém. Linhares estará classificada no risco alto para a covid-19 a partir de segunda-feira (17).

RISCO MODERADO

BARES

Além disso, o funcionamento de bares, lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas alcoólicas será permitido de segunda a sábado, até as 22h, e aos domingos até as 16h.

As escolas podem abrir normalmente para atividades presenciais com seus alunos, desde que a ocupação das salas de aula seja limitada em 50% de sua capacidade.

Já as academias ficam autorizadas a realizar atividades aeróbicas de maneira individual. Porém as atividades aeróbicas coletivas continuam proibidas.

TRANSPORTE PÚBLICO

Com a atualização do mapa, a partir da próxima semana as empresas de transporte rodoviário intermunicipal e interestadual estão autorizadas a fazer viagens com a lotação completa dos veículos. O governo também ampliou o horário do Transcol na Região Metropolitana de 5h à meia-noite, devido a nova classificação do risco moderado. O que deve se estender aos demais municípios de mesma classificação. No risco alto, o funcionamento do transporte público é das 5h às 22h, de segunda a sábado.

Essas e outras regras que passam a valer no início da semana, na segunda-feira (17).

Outra mudança é que o Espírito Santo passa a considerar a semana epidemiológica para a classificação de risco dos municípios. Isso porque o estado está em queda no registro de casos e de óbitos. Até então, a matriz de risco levava em consideração o comportamento da doença no município durante 14 dias para os próximos mapas.


“Terminando mais uma semana com redução de mortes, mas ainda temos o número de óbito muito alto. Famílias que ainda estão perdendo pessoas próximas”, disse o governador.

Classificação de risco


Risco baixo
: Águia Branca, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Colatina, Governador Lindenberg, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, João Neiva, Mucurici, Muqui, Piúma, Ponto Belo, Santa Maria de Jetibá, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã e Vila Pavão.


Risco moderado
: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Brejetuba, Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iúna, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São Mateus, Sooretama e Vitória.


Risco alto
: Alegre, Anchieta, Apiacá, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Ecoporanga, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Irupi, Itapemirim, Linhares, Marataízes, Montanha, Pedro Canário, Pinheiros, Presidente Kennedy, Rio Bananal, São José do Calçado, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Valério e Vila Velha.

Confira as regras:

Comércio

– Funcionamento sem limite de horário. Limitação de um cliente por 10m², obrigatoriedade do uso de máscaras para funcionários e clientes, distanciamento social em filas

– Funcionamento de bares, lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas alcoólicas limitado a:
* Segunda a sábado, até as 22h
* Domingos até as 16h.

Ensino

– Atividades presenciais nas escolas autorizadas. Limite de 50% da capacidade de alunos em sala de aula.


Academias

– Possibilidade de atividades aeróbicas, desde que de maneira individual. A realização de atividades aeróbicas coletivas segue vedada;

– Limitação do número de alunos por área do estabelecimento conforme Portaria SESA nº 226-R, Art. 11 §2º.

Publicitário, acadêmico de Direito e redator do Portal de Notícias O Singular. Escrevo notícias de diversas categorias, como: Geral, Política, Fé e de utilidade pública.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Advertisement

SEJA UM AGENTE DA INFORMAÇÃO

[email protected]

 (27) 99257-7565

Participe do nosso site enviando sugestões de conteúdo, fatos e os acontecimentos registrados por você. Seja um agente da informação! Seja diferente, seja Singular!

Advertisement

MAIS LIDAS