Siga nossas Redes
'
');

GRANDE VITÓRIA

Vitória comemora 470 anos com anúncio do investimento de 1bi até 2024

Publicado

em

A cidade de Vitória está completando 470 anos de muitas conquistas e histórias.

Uma das conquistas foi a eleição da cidade, em 2018, entre as cidades com população de 100 a 500 mil habitantes, a mais inteligente do país e a terceira colocada no ranking geral, envolvendo todas as cidades analisadas.

Ao falar em conquistas, a capital do estado do Espírito Santo completou mais um aniversário, presenteando os moradores, ao receber o anúncio do pacote de investimentos do Plano Vitória (R$ 1 bilhão até 2024).

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, anunciou o planejamento para tornar a capital cada vez mais criativa e empreendedora, onde, segundo ele, “as pessoas poderão viver com mais paz, igualdade e segurança”. 

HISTÓRIA DA CIDADE

A fundação do Espírito Santo e de Vitória começa 34 anos depois de o Brasil ter sido descoberto em 1500. Explorando a região, os portugueses buscaram um local mais seguro para se guardarem dos ataques dos índios e de outros estrangeiros, principalmente de holandeses e franceses. Eles seguiram, então, pela baía de Vitória e, contornando a ilha, aportaram em Santo Antônio.

O então Rei de Portugal, Dom João III, dividiu as terras do Brasil em capitanias hereditárias, cabendo à capitania do Espírito Santo ao fidalgo Vasco Fernandes Coutinho, que tomou posse em 23 de maio de 1535, instalando-se no sopé do morro da Penha, em Vila Velha. Explorando a região, os portugueses buscaram um local mais seguro para se guardarem dos ataques dos índios e de estrangeiros (holandeses e franceses).

Em 8 de setembro de 1551, os portugueses venceram acirrada batalha contra os índios Goitacazes e, entusiasmados pela vitória, passaram a chamar o local de Ilha de Vitória.

Em meio ao pequeno núcleo urbano, de feição nitidamente colonial, havia “capixabas” – roças – na língua dos índios – expressão que acabou servindo para denominar os habitantes da ilha e, posteriormente, todos os espírito-santenses. Os índios chamavam a Ilha de Vitória de Guananira ou “Ilha do Mel” pela beleza de sua geografia e amenidade do clima com a baía de águas tranquilas e manguezal repleto de moluscos, peixes, pássaros e muita vida.

A data de emancipação política do município é 24 de fevereiro de 1823, quando um Decreto-Lei Imperial concedeu Fórum de Cidade a Vitória.

No século XX, em função da ocupação dos morros, que refletem as luzes das casas nas águas da baía, Vitória passou a ser chamada de “Cidade Presépio do Brasil” e depois “Delícia de Ilha”.

O compositor Pedro Caetano, conhecido nacionalmente, compôs uma canção que virou hino emocional da cidade e começa dizendo que Vitória é cidade sol, de céu sempre azul; Daí, outra denominação dada à cidade: “Vitória Cidade Sol”.

A partir de meados do século XX, a cidade se transformou em função das mudanças econômicas ocorridas no Estado. A ocupação urbana se estendeu por grande parte da ilha e avançou, definitivamente, em direção à porção continental do município.

vitória transparente lorenzo pazolini

“Estamos trabalhando muito para criar uma cidade que cuida melhor das pessoas e do meio ambiente. Cada entrega que fazemos representa o esforço da gestão, dos servidores e muito diálogo com os vereadores, com as comunidades e com as organizações parceiras. Vamos em frente, com muita luta, fé e determinação, fazer de Vitória cada vez mais referência para todo o Brasil”, comemorou o prefeito.

Entrevista - Erick Musso

Já o presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso, parabenizou a cidade, dizendo que ” Vitória e uma cidade singular, de muita história, amor e dedicação. Desejo que essa cidade cresça e se desenvolva com mais qualidade de vida aos seus cidadãos. Parabéns Vitória”.

Publicitário, acadêmico de Direito e redator do Portal de Notícias O Singular. Escrevo notícias de diversas categorias, como: Geral, Política, Fé e de utilidade pública.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

SEJA UM AGENTE DA INFORMAÇÃO

portal[email protected]

 (27) 99257-7565

Participe do nosso site enviando sugestões de conteúdo, fatos e os acontecimentos registrados por você. Seja um agente da informação! Seja diferente, seja Singular!

Advertisement

MAIS LIDAS