POLICIAL
Dois primeiros meses de 2021: 15 mulheres assassinadas no Espírito Santo
Dois primeiros meses de 2021 15 mulheres assassinadas no Espírito Santo
15 mulheres foram assassinadas nos dois primeiros meses de 2021 no Espírito Santo.
Segundo a Secretária de Segurança Pública do Espírito Santo, 15 mulheres foram assassinadas nos dois primeiros meses do ano de 2021.
Quem já passou por situações de violência e quase entrou para as estatísticas nunca esquece o trauma. “Não saio mais na rua. Não tenho coragem de ir trabalhar. Eu começo a chorar e fico apavorada”. É o que diz o relato de uma mulher ao Folha Vitória.
A vítima lutou contra o homem desconhecido que a atacou, mas acabou sendo ferida com golpes de faca.
Em janeiro e fevereiro deste ano, ou seja, os dois primeiros meses deste anos, foram registrados 15 casos de assassinatos de mulheres. Para quem sobreviveu, restam os traumas e a sensação de injustiça.
Em 2020, Foram mais de 100 mulheres mortas no estado.
Os dados de assassinatos de mulheres no Espírito Santo preocupam. No ano passado, 101 mulheres morreram vítimas da violência no Espírito Santo. Já em 2019, foram 89.
Os meses com maior número de mortes de mulheres foi março, com 14 assassinatos registrados. Os meses de novembro e dezembro registram dez casos e, em janeiro, fevereiro e junho, foram mais nove mortes.
A região metropolitana concentra o maior número de mulheres assassinadas: cerca de 46% dos casos registrados no estado.
“A gente observou que, na Grande Vitória, no ano passado, a gente teve um homicídio a mais que em 2019. Entretanto, houve uma redução de 55% no número de feminicídios. O ideal seria não termos nenhum caso, mas a redução é significativa”, ressaltou.
A delegada explica que nem todos os casos são de feminicídios. “A maior parte dos crimes de mulheres que foram mortas em 2020 tem ligação com o tráfico de drogas e brigas, não necessariamente por questões de gênero”, destacou.
Com informações da repórter Nathalia Munhão, da TV Vitória/RecordTV/Folha Vitória