Siga nossas Redes

Economia

Linhares é destaque na geração de empregos no Espírito Santo

Publicado

em

Linhares se destaca entre as cidades capixabas que mais atraem empreendimentos e está entre os primeiros do ranking de empregos formais gerados até novembro de 2021. De acordo com os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, o município acumulou nos 11 primeiros meses do ano um saldo positivo de 3.131 empregos.

O setor de Serviços liderou a geração de empregos com 1.245 novas oportunidades; seguida do Comércio, com 1.062; Indústria com 605; Construção com 118; e Agropecuária, com 101 chances. No saldo acumulado o número de admissões foi de 21.004 empregos, maior que o de demissões, que foram 17.873.

No ranking, Linhares se encontra na 6ª posição, com 3.131 empregos, e apresenta  o município da Serra em 1º lugar, com 11.123 oportunidades; em 2º lugar, está Vitória, com 7.998; em 3º lugar, Vila Velha, com 5.339; em 4º lugar, Cariacica, com 3.648; no 5º lugar, a cidade de Cachoeiro de Itapemirim, com 3.593.

Linhares tem caminhado na contramão da desindustrialização que tem acometido o Brasil, que teve o cenário ainda mais prejudicado devido à crise provocada com a pandemia da Covid-19. A cidade continua se destacando, atraindo grandes empreendimentos de todo o mundo, além de se consolidar no processo de ampliação, modernização, diversificação e fortalecimento da dinâmica econômica da região.

O município também tem aberto novas perspectivas para agronegócio, principalmente com a chegada de empreendimentos como a Café Cacique e a Olam Internacional, com a produção de café solúvel, a Craf Brasil com sorvetes comercializados na casca da fruta, e da Agro Trop, com a extração da polpa das frutas, por exemplo, que abrem portas o fornecimento de matéria-prima oriunda das comunidades rurais de Linhares.  

O prefeito Guerino Zanon pontuou que, desde 2014, a Prefeitura de Linhares tem focado na desburocratização para acelerar a abertura de novas empresas na cidade, ajudando a ampliar a oferta de empregos, desenvolvimento de recursos humanos, fortalecimento da matriz energética e logística, além dos investimentos em saúde, educação e infraestrutura, pelos quatro cantos da cidade, e contas públicas em dia, refletindo no aumento da renda da população.

“Linhares caminha na contramão da desindustrialização que vem acontecendo no país. Aqui estamos fazendo a roda girar, graças às estratégias adotadas pela equipe de gestão desde o início que veio para fortalecer as empresas locais e abrir as portas para novos empreendimentos, consolidando o município como o maior polo de desenvolvimento econômico do estado do Espírito Santo”, disse o prefeito.

Há sete anos a cidade não para de crescer. De lá para cá, foram muitos os empreendimentos que escolheram Linhares para ampliar seus negócios, como a Brinox, Fibracem, P2A Embalagens Ltda, Fimag, Grupo Carone, Linhares Medical Center, Olam Internacional, Café Cacique, Britânia, Randon, Milfarma, Megatec, Max Cor, Valeo, Cranfos e Craf Brasil. Além da ampliação da WEG, expansão Brametal, da Proteinorte, e Pump do Grupo Dompel.

Ainda neste ano, Linhares obteve o primeiro lugar no Espírito Santo no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), conforme divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Também recebeu Nota 10 da Controladoria Geral da União (CGU), órgão do Governo Federal, por ser o único município capixaba e um dos oito do país a estar no topo do ranking em transparência no Brasil, além da Nota A do Tesouro Nacional.

Confira o ranking até novembro de 2021:

1º lugar – Serra: 11.123 empregos

2º lugar – Vitória: 7.998

3º lugar – Vila Velha: 5.339

4º lugar – Cariacica: 3.648

5º lugar – Cachoeiro de Itapemirim: 3.593

6º lugar – Linhares: 3.131

Com inf. da PML

Marketing de conteúdo, acadêmico de Direito e fundador do Portal de Notícias O Singular. Redator de notícias em Política, Fé e de utilidade pública.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

SEJA UM AGENTE DA INFORMAÇÃO

portaldenoticiasosingular@gmail.com

Instagram: @osingularportaldenoticias

 

Participe do nosso site enviando sugestões de conteúdo, fatos e os acontecimentos registrados por você. Seja um agente da informação! Seja diferente, seja Singular!

GRUPO NO WHATSAPP

Advertisement

MAIS LIDAS