Siga nossas Redes

NOTÍCIAS DE LINHARES

Os grandes Desafios das Eleições 2022 na visão de Romeu Rocha.

Publicado

em

Eleições: Artigo de Opinião do Consultor Político Romeu Rocha.

Assim como em 2020, a corrida eleitoral do próximo ano contará com uma série de mudanças que foram aprovadas em Lei e que trazem novos cenários para a disputa eleitoral de 2022. Uma das principais mudanças foi o fim da coligação partidária, termo atribuído às alianças formadas entre os partidos com o objetivo de ampliar o apoio a seus candidatos nos pleitos eleitorais, elevando suas chances de conquista das vagas eletivas. Com o das coligações, os partidos deverão montar a sua “chapa” para disputa sem depender de outros partidos.

Você deve estar se perguntando e o que isso muda na prática? A resposta é simples: o processo de reeleição se tornará ainda mais desafiador. Portanto, partidos que tenham Deputados eleitos em sua chapa deverão encontrar dificuldades em conseguir uma lista completa de nomes para a disputa, pois quem é “renovação” não quer disputar uma vaga em uma chapa que tenha um candidato com mandato prévio.

Nas eleições municipais para Vereadores observamos o resultado desta mudança através da renovação provocada nas Câmaras Municipais Brasil afora, tendo índice de renovação muito superior ao de anos anteriores. Para citarmos exemplo, em Linhares das 17 vagas abertas para a eleição de 2020, apenas 4 dos 13 Vereadores conseguiram a reeleição.

Para o pleito de 2022, aqui no Espírito Santo, temos 30 vagas para Deputado Estadual e 10 vagas para Deputado Federal. E a pergunta que fica é quem irá se reeleger? A partir de agora os possíveis candidatos e os que estarão em reeleição começarão a buscar alternativas de partidos ou atrair candidatos para os seus partidos atuais, tudo na busca de uma vaga.

Poderemos ter uma grande renovação nas vagas para Deputado Estadual e Federal? Tudo isso, em grande parte, vai depender dos eleitores e também dos partidos em fazer sua composição para as eleições. Como eleitores devemos buscar sempre as informações necessárias sobre o político e suas propostas de trabalho. Voto certo é voto consciente.

Provérbios 29:2 diz “Quando os justos governam, o povo prospera, mas quando os ímpios governam, o povo sofre. ”.

Romeu Taumaturgo Rocha Junior

Especialista MBA Planejamento Urbano

Especialista MBA Segurança Pública

Especialista MBA Gestão Pública e Gerência de Cidades.

Fonte: https://tabloidecapixaba.com.br/

Publicitário, acadêmico de Direito e redator do Portal de Notícias O Singular. Escrevo notícias de diversas categorias, como: Geral, Política, Fé e de utilidade pública.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Advertisement

SEJA UM AGENTE DA INFORMAÇÃO

[email protected]

 (27) 99257-7565

Participe do nosso site enviando sugestões de conteúdo, fatos e os acontecimentos registrados por você. Seja um agente da informação! Seja diferente, seja Singular!

Advertisement

MAIS LIDAS